Sei que você já deve ter terminado todas as temporadas de La Casa de Papel e deve estar cansado de rever Friends.
Pensando no bem geral da nação, vou te ajudar nessa difícil missão de escolher uma boa série que além de te divertir também vai trazer muito aprendizado.
Fiz aqui uma lista das séries que para mim são as que retratam melhor a realidade do mundo do empreendedorismo e startups.
Espero que com elas você consiga ter um pouco de aprendizado e muita diversão.
Ah, só um recado. Não espere nada convencional como Game Of Thrones.
Sério, não sei como as pessoas conseguem ficar forçando tirar lições de empreendedorismo de séries com dragões.
Foi só um desabafo. Vamos as séries!!!
Essa é uma série que gosto muito e já estou devorando a nova temporada. Considerado o Breaking Bad da Netflix, a série Ozark conta a história de Marty, um consultor financeiro que leva uma vida secreta ao lado da sua esposa e filhos.
Quando o cartel descobre que seu sócio estava roubando dinheiro, Marty, num esforço desesperado para poupar a própria vida e a de sua família, compromete-se a lavar 500 milhões de dólares para o cartel na região do Lago Ozark.
O QUE ACHEI LEGAL:
Ozark traz um clima bem legal em todo o suspense criado e é uma série que na minha opinião é subvalorizada.
E por mais incrível que pareça, a série mostra toda a habilidade empreendedora de Marty, que encontra uma solução criativa para sair dos seus problemas, fazendo o uso dos seus conhecimentos em finanças e muita inteligência emocional para resolver a situação.
É uma ótima dose de negociação e soluções criativas para empreendedores.
ONDE ASSISTIR: NETFLIX
De todas, essa com certeza essa é o meu xodó. Silicon Valley é uma comédia que conta a história de programadores que devem tomar uma decisão extremamente importante: vender seu projeto por milhões agora ou perder o valor que ele pode gerar futuramente.
Isso tudo situado no Vale do Silício e fazendo várias referências a gigantes da tecnologia como Google, Microsoft e Facebook.
O QUE ACHEI LEGAL:
Toda vez que assisto a essa série (sim, já assisti mais de uma vez, me deixa) eu sempre consigo ver um pouco do meu dia a dia ali.
Uma luta constante para fazer a startup faturar, encontrar o market-fit, negociar com investidor, conflito de sócios. Um prato cheio para o startupeiro nato.
Ah, vou dar uma spoilerzinho: O Bill Gates aparece na série.
ONDE ASSISTIR: HBO
O Sócio, é uma série estilo reality show. Focando no bilionário Marcus Lemonis, a série mostra empresas que estão com seus negócios à beira da falência e como o empresário pode ajudá-las. Usando esse formato, cada episódio mostra uma empresa que conta com Marcus para ajudar a sair da crise que se encontram.
O QUE ACHEI LEGAL:
O que tem de mais legal nessa série é mostrar um contraponto ao mundo das startups.
A série é totalmente focada em empresas tradicionais como lojas de roupas, petshops e lanchonetes. Você vai conseguir ter insights para soluções de problemas cotidianos como fluxo de caixa, cultura corporativa e aumentar as vendas de um produto.
ONDE ASSISTIR: HISTORY CHANNEL E YOUTUBE
Sim, o nome da série é Startup mesmo, é isso aí.
Basicamente, enquanto a série Silicon Valley da HBO explora o início de pequenas empresas no ramo da tecnologia de forma cômica e drástica, Startup trata do mesmo assunto de forma seca e fria.
Focada nas ruas de Miami, uma programadora, um playboy e um traficante se juntam para montar a nova criptomoeda do futuro usando um capital inicial nada lícito.
O QUE ACHEI LEGAL:
Bom, além de todo o ambiente bem Narcos falando de drogas e crime organizado, Startup consegue mostrar também o mundo das startups com rodada de investimento, MVP, pivotagem e muita “startup enxuta”
São 3 temporadas bem intensas e com muitas reviravoltas.
ONDE ASSISTIR: AMAZON PRIME VIDEO
A minissérie conta a história dos grandes nomes da indústria como Cornelius Vanderbilt, John D. Rockefeller, Andrew Carnegie, JP Morgan, Thomas Edison e Henry Ford e mostra como eles fizeram suas empresas e negócios chegarem onde estão hoje.
A série mostra como toda a base dos EUA foi construída.
O QUE ACHEI LEGAL:
Além de ver na prática a história de pessoas como Henry Ford que eu só conhecia das aulas de administração, Gigantes da Indústria traz uma grande lição de persistência, inovação disruptiva e criatividade empresarial.
Quer saber como o grande Thomas Edison revolucionou o mundo? Tem lá.
Quer saber como Ford deu seus primeiros passos? Tem lá.
Quer saber como agia a pessoa mais rica da história? Tem lá.
Bom, acho que você já entendeu. Só assiste.
ONDE ASSISTIR: YOUTUBE
Lembra de um quadro que um certo programa (Fantástico) de uma certa emissora (Globo) mostrou chefes se disfarçando na própria empresa?
Então, essa era uma versão brasileira de Undercover Boss.
O objetivo desse reality show é que chefes e donos de empresa se disfarcem de funcionários para avaliar sua empresa de outro modo. Eles entram como novos funcionários e tem contato, principalmente, com os setores que têm os trabalhos de base.
O QUE ACHEI LEGAL:
É uma enorme lição de cultura corporativa e recursos humanos. Se você é um profissional de RH, assista.
O programa tem o seu lado sério, o lado corporativo, mas também um lado muito emocionante mostrando a história de vida de pessoas que estão na linha de frente, mas muitas vezes nem aparecem.
ONDE ASSISTIR: YOUTUBE
_________________________
Bom, essas foram as 6 séries onde eu consegui extrair muito aprendizado sobre empreendedorismo e o mundo das startups.
Sei que muita série boa ficou de fora (tipo Billions e Suits), mas se eu ficar aqui citando todas as séries, vai acabar a quarentena e você ainda vai ter muita coisa para ver.
Ah, como eu já maratonei todas essas, me conta aqui nos comentários uma série legal que você indicaria. =)