Burn rate é um termo muito utilizado no mundo da startups, mas nem todos sabem o que é e como calcular na prática.
Não acompanhar essa métrica da sua startup pode estar prejudicando o seu desempenho financeiro e levando a sua empresa para a ruína.
Por conta disso, no blog de hoje vamos desmistificar essa palavra muito presente no vocabulário das startups.
O termo Burn Rate (BN) vem do inglês “taxa de queima”, e diz respeito a quanto a startup consome de capital mensalmente para se manter operacional.
Por exemplo: se a sua startup ainda não fatura, mas tem uma lista de despesas mensais de R$ 30 mil, o seu BN atual é de R$ 30 mil mensais.
Aqui precisamos distinguir dois tipos de Burn Rate, e para isso vamos utilizar o exemplo de uma empresa que tem R$ 50 mil em receita mensal e R$ 150 mil em despesas mensais.
Tecnicamente, essa é uma métrica negativa, e que você deveria minimizar o máximo possível, visto que você quer ter uma empresa eficiente e que faz muito com pouco.
O Gross Burn Rate se refere às despesas totais da empresa, sem levar em consideração a receita gerada. Ou seja, é considerado apenas saídas as negativas mensais: salários, aluguel, marketing, etc.
No caso da empresa do exemplo, o Gross Burn Rate seria de R$ 150 mil por mês.
Já essa métrica se refere ao saldo líquido da diferença entre as receitas e despesas. Ou seja, é a taxa de queima de caixa “líquida”.
No caso da empresa do exemplo, o Net Burn Rate seria de R$ 150 mil – R$ 50 mil = R$ 100 mil por mês.
Essa é uma métrica muito relevante porque é bem “direto ao ponto”, e mostra um indicador que é essencial para startups – o Runway.
Runway é um indicador que determina quantos meses de “sobrevivência” uma startup tem com base no seu dinheiro em caixa hoje e o seu Net Burn Rate.
Runway = Caixa disponível / Net Burn Rate
Voltando ao exemplo de antes: se a empresa possui R$ 500 mil em caixa e um Net Burn Rate de R$ 100 mil mensais, isso significa que o seu caixa vai ficar zerado em 5 meses.
Em outras palavras, a empresa tem 5 meses de Runway até que o dinheiro em caixa se esgote.
Para você não se perder diante milhares de indicadores e boas práticas recomendadas para uma boa gestão da sua empresa, vamos dar dicas que são bem direto ao ponto.
O primeiro passo para monitorar o BN da sua empresa, é ter um controle financeiro bom da empresa, e fazer esse controle de forma mensal.
Se você se organizar para cuidar da rotina financeira da sua empresa 1 ou 2 dias por mês, isso já será tempo o suficiente para avaliar o resultado operacional (através de uma DRE) e o patrimônio da sua empresa (através de um balanço patrimonial).
Com base nos resultados da DRE, você já saberá qual é o seu Burn mensal. Ele será, de forma simplificada, o prejuízo mensal da empresa.
O ideal é você fazer uma média dos prejuízos dos últimos 3-6 meses, para obter uma média mais confiável.
Na etapa anterior você começou a calcular o BN de forma mensal, portanto você já tem tudo que precisa para calcular o seu Runway. Lembrando que:
Runway = Caixa disponível / Net Burn Rate
Ou seja, basta somar o valor que a sua empresa possui em caixa e equivalentes, e dividir pelo seu Net Burn Rate mensal.
Calcular seu Runway é muito importante na hora de planejar captações de investimento, visto que esses são processos lentos e que costumam demorar de 6 meses a 1 ano.
Ou seja, se você esperar chegar a um Runway de 3 meses, muito provavelmente sua empresa vai à falência antes de conseguir atrair um só investidor.
Conforme a empresa cresce e valida seus produtos e modelos de negócio, é importante que ela vá se dedicando a diminuir o seu Burn Rate e tornar a empresa mais sustentável, de forma que dependa menos de investidores externos.
Para que isso aconteça, a empresa precisa se tornar lucrativa: ou seja, zerar o seu Burn mensal. Para que a empresa consiga zerar seu burn mensal, existem duas principais vias: aumento da receita de clientes e diminuição das despesas operacionais.
Busque sempre uma estrutura enxuta e cortar os gastos para manter o seu BN o menor possível.
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