Quando estamos aprendendo sobre valuation, uma dúvida muito comum acaba surgindo: como calcular a perpetuidade no Valuation?
Geralmente as empresas nascem com o intuito de existirem para sempre, e não pensando em fechar em algum prazo determinado. E é justamente aí que surge esse conceito.
Para a maior parte das pessoas esse é um conceito muito abstrato e difícil de calcular, portanto escrevemos esse artigo para explicar de forma simples, como funciona o conceito de perpetuidade durante o cálculo do Valuation de uma empresa.
A perpetuidade, também conhecida como valor terminal, surge por conta de uma impossibilidade de se projetar fluxos de caixa infinitamente para uma empresa.
Quando você está analisando o preço de um ativo hoje, é importante entender qual é o valor desse ativo no prazo de vencimento.
Apesar disso, empresas não são projetadas com um prazo de vencimento, e sim para existirem “para sempre”.
O grande problema é que não é tão simples assim calcular esse “para sempre”.
Se você está estudando valuation, já deve ter compreendido que parte desse cálculo envolve a realização de uma projeção financeira de uma empresa, tendo em vista estimar os fluxos de caixa livres futuros da empresa.
O problema é que por mais que o objetivo de uma empresa seja durar para sempre, é impossível projetar infinitos anos de fluxos de caixa.
A maior parte dos analistas faz uma projeção financeira que gira em torno de 3-6 anos, pois mais do que isso implica em gastar muito tempo em uma projeção muito distante, a qual estará provavelmente muito errada.
Como mencionado anteriormente, empresas são criadas para existirem para sempre, portanto precisamos calcular quanto vale esse “para sempre”.
Portanto a perpetuidade no valuation serve para calcular o valor desses anos entre a projeção de fluxo de caixa (3-6 anos) e o infinito.
Para se calcular o valor da perpetuidade, primeiro você precisa ter feito a projeção de fluxos de caixa para a empresa dos próximos anos (geralmente de 3-6 anos).
Após isso, para chegar ao valor da perpetuidade, precisará estipular 2 variáveis:
TD = Taxa de desconto
G = Crescimento na perpetuidade
A Taxa de desconto (TD) é o custo de oportunidade que o empreendedor toma ao ser dono ou investidor do empreendimento, ou seja, o retorno que ele busca alcançar com o capital investido no negócio.
Essa taxa de desconto precisa ser maior do que a taxa livre de risco (geralmente a Selic) e envolve corrigir os riscos do negócio. Na prática, uma empresa brasileira vai utilizar uma taxa de desconto entre 13% e 22%, de acordo com seu setor e estágio de maturidade.
Já o crescimento na perpetuidade (G), é um valor que gira entre 0,5% e 2%, e que representará o crescimento perpétuo dos fluxos de caixa da empresa.
É uma estimativa para evitar que você precise projetar infinitos anos de fluxos de caixa, a premissa será de que a partir do último ano da projeção financeira, os fluxos de caixa da empresa crescerão de forma estável através da taxa escolhida.
É importante que essa taxa não seja alta (ou acima da média do PIB do país), visto que caso contrário, no longo prazo a empresa se tornaria maior do que o próprio país.
Com essas duas variáveis em mão, você está pronto para calcular a perpetuidade para o Valuation.
Para calcular o Valuation de uma empresa por Fluxo de Caixa Descontado, essa é a fórmula:
Essa fórmula se estende de forma perpétua, e é por conta disso que é necessário estimarmos uma perpetuidade.
A fórmula da perpetuidade foi calculada com base em uma progressão geométrica, tendo em vista que após o último ano da projeção financeira, os fluxos de caixa livres crescerão de forma constante.
Apesar disso, o denominador tenderá a ficar também cada vez maior, a cada ano que passa. Dessa forma, quanto trazemos para o presente o Fluxo de Caixa Livre do ano 50, esse valor já é quase insignificante, apesar de nominalmente ter crescido por 50 anos através da taxa constante G.
Portanto a fórmula de cálculo do Valuation já incluindo o cálculo da perpetuidade é a seguinte:
Na prática, a perpetuidade será calculada como se fosse o último ano da projeção de Fluxo de Caixa de uma empresa.
Ou seja, nesse último ano o Fluxo de Caixa Livre de uma empresa crescerá pela taxa constante de crescimento de longo prazo (1+G), e será dividido pela Taxa de Desconto menos o crescimento de longo prazo.
Além de calcular o valor terminal, precisamos também trazer ele a valor presente.
Se você quer avaliar uma pequena ou média empresa brasileira, a StartupHero é a sua melhor opção.
Empreendedores em busca de vender seus negócios, captar investidores, atrair ou retirar sócios precisam de um Valuation em mãos para tomar as melhores decisões.
Portanto se você precisa de um especialista para ajudar sua empresa nesses momentos conte com a StartupHero para não perder dinheiro nessa negociação.
Clique no botão abaixo e conheça mais sobre o nosso serviço.
2 Comments
Tenho muitas dúvidas, gostaria de falar c vcs.
Oi, Elaine. Você pode tirar as suas dúvidas entrando em contato pelo nosso instagram @startuphero_