Se você é sócio de uma empresa e deseja vender, captar investidores ou mesmo atrair e retirar sócios, você precisa saber quanto vale a sua empresa.
Nesse artigo vamos te ajudar a descobrir quanto vale uma empresa pelo faturamento através de uma estimativa.
Antes de tudo, precisamos avisar que avaliar o valor justo de uma empresa não é uma tarefa simples.
Afinal de contas, empresas têm um histórico financeiro complexo, tem margens que variam, ativos, passivos, bases de clientes…
Existem diversas metodologias que podem ser utilizadas para avaliar uma empresa, mas como o objetivo desse artigo é te dar uma estimativa, vamos lá.
A metodologia mais adequada para estimarmos quanto vale uma empresa pelo faturamento, é a abordagem de múltiplos.
Essa metodologia afirma que empresas tendem a ser avaliadas por um múltiplo, que é variável de setor para setor, e de país para país.
Exemplo hipotético: padarias costumam ser avaliadas a 1,3x seu faturamento bruto anual.
Ou seja, se a padaria fatura R$ 1 milhão por ano, o valor justo dela seria de R$ 1,3 milhão.
Antes de darmos uma base de estimativa para você aplicar, precisamos avisar que essa é uma estimativa bem bruta e que você não deveria negociar com base nela.
Existem empresas com faturamento milionário, mas que estão tendo prejuízo há anos. E idealmente, uma empresa deve ser avaliada pelo lucro, e não pelo faturamento. Afinal de contas, esse é o objetivo final de um negócio.
Além disso, os múltiplos podem variar muito de setores para setores. Uma empresa de tecnologia geralmente possui um múltiplo bem maior do que uma empresa do comércio.
Mas como vamos dar uma faixa média, caso a sua empresa não tenha prejuízos anormais, ela pode até se encaixar nos valores informados.
Em geral, pequenas e médias empresas no Brasil valem entre 0,5x e 1,5x o faturamento bruto anual.
A partir do resultado dessa multiplicação pelo faturamento bruto anual, bastaria você somar o caixa da empresa (+) e diminuir a dívida total (-), para chegar a uma estimativa de faixa de valor da empresa calculado pelo faturamento.
Ainda no exemplo da padaria, caso ela tenha R$ 100 mil em caixa e R$ 200 mil em dívidas, seu valor seria:
Valuation = 1,3 x R$ 1 milhão + R$ 100 mil – R$ 200 mil => R$ 1,3 milhão + R$ 100 mil -R$ 200 mil => R$ 1,2 milhão.
Como avisamos diversas vezes, fazer negociações com base em uma mera estimativa de valor não é prudente para você, empresário.
A empresa geralmente é o maior ativo dos empreendedores, e na maioria das vezes vale mais do que sua casa ou seu carro. Você não venderia sua casa com base em um palpite, um chute, não é mesmo?
Então se você planeja vender sua empresa, atrair investidores, incluir ou retirar sócios, o ideal é realizar um valuation.
Valuation é um cálculo financeiro complexo, que tem como objetivo estimar o valor justo da empresa hoje. Ou seja, um valor que seja justo tanto para o comprador, quanto para o vendedor.
Esse é um cálculo feito por especialistas, que vai levar em consideração o histórico financeiro da empresa, mercado de atuação, empresas semelhantes e potencial futuro, e que vem no formato de um laudo em PDF.
Dessa forma, você não só vai ter certeza do valor que vai negociar com potenciais compradores, como também vai ter um valor para balizar toda a transação, sem perder muito tempo com discussões sobre quanto vale a empresa.
Caso o seu objetivo seja descobrir de forma assertiva quanto vale a sua empresa, a StartupHero definitivamente pode te ajudar.
Somos líderes no Brasil em avaliações de pequenas e médias empresas, e somos reconhecidos por um atendimento 100% online, acessível e assertivo.
Portanto mesmo que você seja um pequeno empreendedor ou um grande empresário, nós temos a expertise necessária para ajudar sua empresa e seus sócios a fazerem o melhor negócio.
Clique no botão abaixo e conheça mais como funciona o serviço de Valuation.