Um dos maiores dramas de quem está começando a empreender é o fato de que é muito difícil manter uma dupla jornada como empreendedor e empregado numa empresa comum.
No começo, você apenas vai ter uma ideia, então vai gastar pouco tempo no seu empreendimento. Com o tempo, tocar a sua startup acaba sendo muito mais empolgante do que trabalhar para construir o sonho de outro pessoa.
O grande problema aqui é: como fazer uma transição saudável de empregado para empreendedor?
Esses são os principais pontos que você precisa olhar antes de se aventurar no mundo das startups:
Se você tem amigos e familiares que não são empreendedores, eles não entenderão verdadeiramente o que você está tentando alcançar e a pressão do público será ainda maior.
Você pode acabar se importando tanto com o que as outras pessoas pensam que isso pode acabar desestimulando e atrasando o seu avanço.
O que é preciso notar é que ninguém dá a mínima para você.
Sério.
Você não passa de alguns segundos de atenção que outras pessoas dão ao status do Facebook ou Instagram. Em 2019, ninguém tem tempo para se preocupar com os outros em um mundo tão lotado e barulhento.
Se você se importa tanto com o que os outros pensam, vai perder seu tempo tentando provar que é bem-sucedido, em vez de se concentrar na sua startup.
À medida que crescemos, compartilhamos mais da nossa vida com nossos parceiros do que com nossos amigos ou familiares.
Fazer o seu próprio negócio é muito mais difícil do que você pode imaginar. Sua mente está constantemente preocupada com um milhão de coisas acontecendo dentro e nenhuma outra pessoa, incluindo sua namorada(o), tem uma única pista do que está acontecendo lá dentro.
Se você não é solteiro, certifique-se de que seu parceiro entenda que às vezes é normal não ter uma mentalidade sequer para um simples beijo.
Quando você sai do mundo corporativo, acaba pensando que finalmente irá viver o sonho trabalhando sempre que quisesse trabalhar. Vou deixar uma citação da Shark Tank Lori Greiner que resume bem o espírito da coisa:
“Os empresários estão dispostos a trabalhar 80 horas por semana para evitar trabalhar 40 horas por semana.”
Antes de pedir demissão, faça um planejamento financeiro. Garanta que você terá uma reserva de pelo menos 4 meses de subsistência com suas economias, levando em conta que até sua empresa começar a faturar e te pagar um salário demorará um certo tempo.
Se demitir, apesar de parecer desesperador à primeira vista, é uma forma de “queimar navios”. Ou seja, após a demissão, você ficará com as costas contra a parede, necessitando de capital. Isso o forçará a ser produtivo e inspirado, a ponto de fazer tudo que for possível para sua empresa crescer. Você vai dar o sangue para que seu sonho se concretize e nunca mais tenha que trabalhar para outra pessoa.
Tendo em vista que será necessário economizar o máximo possível de capital, recomendamos você fazer Home Office nos primeiros meses. Isso vai lhe economizar muito capital com aluguel de imóvel comercial e refeições fora de casa.
Além disso, mapeie possíveis planos B (caso tudo dê errado).
Ex: “se até mês X eu não faturar, vou começar a buscar novas oportunidades de emprego, tendo em vista não correr risco de ficar sem dinheiro.”
Cada um de nós tem uma lista de prioridades diferente na vida. Para a maioria das pessoas, o dinheiro é a prioridade número um na lista, enquanto o equilíbrio entre trabalho e vida é mais alto para os outros. Consequentemente, as pessoas definem o sucesso de maneira diferente.
Dependendo da sua definição de sucesso, a dificuldade de sua jornada empreendedora também será diferente. Se dinheiro e sucesso público são o que mais importa para você, é provável que você tenha dificuldades ao longo de sua jornada.
Lembre-se das palavras sábias de Hemingway:
“É bom ter um fim na jornada; mas é a jornada que importa, no final. ”
Os empreendedores bem-sucedidos não são necessariamente aqueles que arrecadam milhões de rodadas de investimento. Não se esqueça, eles são um em um milhão.
Há, no entanto, milhares de sonhadores por aí que conseguem inicializar suas startups ou vivem tão bem sozinhos, mas nem chegam ao topo das notícias sobre tecnologia.
Não importa o quanto sua jornada chegue à sua vida ou quão difícil será, aproveite o passeio e continue seguindo sua paixão. Como Tony Gaskin coloca perfeitamente:
“Se você não construir o seu sonho, alguém irá contratá-lo para ajudar a construir o dele.”
Quer conhecer mais práticas importantes para gerenciar seu negócio de forma profissional? Conheça mais sobre o HeroPrime, uma plataforma completa de educação para empreendedores.