30/08/2021 – Leia a matéria no Perfil Empreendedor
Empresa: STARTUPHERO
Setor: Consultoria financeira para startups/PMEs
Faturamento: 110KR$/mês
Investimento Inicial: 10KR$
Instagram: 2.25K; Youtube: 1.64K
Olá! Fale-nos um pouco sobre si e sobre o seu negócio?
Meu nome é Leonardo Brasil e sou sócio-fundador da StartupHero. Somos uma startup que nasceu com o objetivo de ajudar outras startups em processos de captação de investimento e venda de empresas.
Temos dois produtos principais aqui na empresa: Relatório de valuation e Pitch Deck.
Através do relatório de valuation ajudamos empresas a saberem o seu valor justo. Isso é muito importante para processos de investimento, venda, herança, separação, entre outros.
Já o Pitch Deck é uma apresentação em PowerPoint que as empresas e startups apresentam para investidores. O grande objetivo dessa apresentação é atrair a atenção do investidor e mostrar que a empresa é uma boa opção de investimento.
Temos clientes dos mais variados tipos, desde empresas mais tradicionais como salão de beleza, bares, padarias até empresas mais inovadoras como startups, canais de Youtube, empresas de Blockchain e por aí vai.
Já atendemos mais de 300 clientes para Valuation e mais de 100 clientes para Pitch Deck, com diversos casos de sucesso, como empresas que conseguiram captar R$ 1 milhão, empresas vendidas e muitos outros.
Esse ano, devemos passar de R$ 1 milhão em faturamento e ainda temos muita demanda para atender.
Qual é o seu background e como surgiu a ideia deste negócio?
Acredito que eu tenha feito o caminho tradicional da maioria dos empreendedores. Tentei criar duas empresas inicialmente e não tive sucesso. A primeira era uma agência de carreiras e eventos e a segunda uma startup de gestão financeira para pequenos negócios.
Infelizmente, as duas não evoluíram como eu gostaria, mas acabei tendo bastante aprendizado. Após isso, finalizei a minha graduação em Administração pela UERJ e fui ao mercado ganhar mais experiência.
Trabalhei em grandes empresas como BNY Mellon, Lojas Americanas, entre outras, passando por cargos de backoffice, financeiro, comercial e gestão.
“Olhando para trás, foi a melhor decisão que tomamos e veio no momento certo. Éramos apenas dois empreendedores, sem conhecimento em programação, tentando criar uma empresa totalmente baseada em tecnologia.”
Com o tempo, fui convidado para ingressar como sócio de uma plataforma de investimento em startups, onde pude aprender muito mais sobre esse mundo e onde conheci o meu sócio Leonardo Machado.
Nessa empresa, percebemos que a maioria das empresas não estavam preparadas para captar investimento. Às vezes, faltava um pouco mais de validação de mercado, um Pitch Deck melhor ou até mesmo erros no relatório de avaliação, com valores milionários.
Naturalmente, a ideia de criar uma empresa focada em ajudar nesse processo surgiu.
Como foi o processo de lançamento do negócio?
Minha trajetória como empreendedor foi bem padrão, e isso se aplica até mesmo nos erros.
Inicialmente, a StartupHero nasceu como uma plataforma de vídeos para empreendedores. Basicamente, um Netflix para empreendedores. Criamos diversas aulas – mais de setenta – e fomos ao mercado com a ideia de atacar a base, atuar na formação do empreendedor.
Nosso trabalho era basicamente pensar nos principais temas que os empreendedores possuem dúvidas e gravar vídeo-aulas para auxiliá-los. Com o tempo, começamos a ver as dificuldades desse modelo.
O preço estava muito alto, as pessoas tinham receio de comprar aulas de pessoas que não conheciam e por fim descobrimos que as pessoas queriam alguém que realmente fizesse junto com elas e não que somente ensinasse.
Chegamos a uma encruzilhada, a empresa pouco faturava para conseguir se manter e iríamos quebrar, tínhamos apenas um mês de caixa.
Analisando nossas opções, meu sócio e eu notamos algo curioso. Como falávamos com tanta experiência e propriedade sobre a captação de investimento para startups, aos poucos, fomos sendo procurados para fazer Pitch Deck, Valuation e ajudar com consultoria para o processo de captação.
“Temos uma cultura altamente startup, pois sabemos que nossos colaboradores passam a maior parte ativa do seu dia conosco, então tem que ser prazeroso. Bebemos cerveja às sextas-feiras, temos um clima bem descontraído e cada um vem trabalhar vestido da forma como se sente melhor.”
Foi aí que decidimos parar de ignorar a clara demanda que se apresentava na nossa frente e pivotar a nossa empresa, mudar o que somos hoje.
Olhando para trás, foi a melhor decisão que tomamos e veio no momento certo. Éramos apenas dois empreendedores, sem conhecimento em programação, tentando criar uma empresa totalmente baseada em tecnologia.
Hoje, atuamos lado a lado com empreendedores, de forma consultiva e personalizada, ajudando startups e PMEs a descobrir seu real valor de mercado e a apresentarem seus projetos para investidores.
Somos uma equipe de 6 pessoas, estamos abrindo novas vagas constantemente e já crescemos mais de 900% desde a mudança no modelo de negócios.
Outro tipo de marketing que funciona bastante é o boca a boca. Acredito que 20% dos nossos clientes vêm de indicações. Então sempre tentamos deixar o cliente o mais satisfeito possível para que ele possa nos indicar sempre.
Por fim, funciona muito também termos o nosso canal no Youtube e Assessoria de imprensa. Um dos grandes entraves que enfrentamos aqui é o cliente não estar em contato conosco presencialmente, nosso modelo é totalmente online.
Então, ter um canal no Youtube, faz com que o cliente primeiro nos conheça, saiba que existem seres humanos por trás da empresa.
Como está a correr neste momento o negócio, e como prevê a evolução nos próximos 3 anos?
Nossos próximos passos na StartupHero são aumentar o nosso leque de produtos (e consequentemente o faturamento da empresa) e fortalecer cada vez mais a nossa cultura empresarial. Acredito que esses são os pontos principais.
Hoje já atendemos esporadicamente alguns clientes de forma mais premium, oferecendo serviços de consultoria. Nossa ideia para o futuro é conseguir atuar de ponta a ponta em todo o processo de vendas e captação de investimento das empresas, ajudando os empreendedores no máximo que conseguirmos. Isso vai fazer com que a StartupHero seja uma verdadeira M&ATech, startup voltada para fusões e aquisições.
É um passo ambicioso, mas já validamos que é possível.
Já em relação à cultura, considero que é um fator vital para o sucesso da empresa de curto e longo prazo. Estamos crescendo em uma velocidade impressionante e quando esse tipo de coisa acontece é bem difícil manter o mesmo clima do começo. Os prazos de entrega ficam cada vez mais rígidos, os clientes começam a aumentar e a empresa ganha um corpo muito grande.
Temos uma cultura altamente startup, pois sabemos que nossos colaboradores passam a maior parte ativa do seu dia conosco, então tem que ser prazeroso. Bebemos cerveja às sextas-feiras, temos um clima bem descontraído e cada um vem trabalhar vestido da forma como se sente melhor. Tentamos ao máximo dar autonomia e fazer com que cada pessoa seja dona do seu processo. Esse é um desafio muito grande para o nosso futuro.
Planejamos também aumentar a nossa atuação internacional. No Brasil, conseguimos atender muito bem clientes de todas as regiões, mas a expansão para fora ainda é um desafio. Temos clientes nos EUA, Portugal e Angola, mas ainda temos muito para explorar, muitos desses países possuem dores similares às nossas.
O que destaca como mais importante em termos de aprendizagem com o lançamento deste negócio que queira partilhar connosco?
Acredito que tivemos vários erros ao longo desse começo, mas o principal ponto de aprendizado foi saber ouvir a demanda dos clientes.
Ainda acredito que o “Netflix para empreendedores” era uma boa ideia, mas erramos em não entender que as pessoas queriam algo além disso: uma ajuda mais próxima, e não uma faculdade de empreendedorismo. É muito difícil conseguir parar para assistir aulas enquanto está tocando um negócio, é um verdadeiro desafio.
O importante no começo de uma empresa é saber entender esses sinais claros que acontecem e errar o mais rápido possível.
Foi a melhor decisão que tomamos, não tivemos nenhum receio em abandonar tudo que construímos e abraçar de vez o novo modelo de negócio.
Essa é uma lição que aprendemos muito bem aqui na StartupHero. Toda vez que lançamos um produto, fazemos esse teste de “fit” com o mercado. Se o produto for bem aceito, ele continua; se não, ele é desativado na mesma velocidade com que foi implementado.
Que plataforma web e ferramentas de marketing digital são usadas para o seu negócio?
Atualmente utilizamos bastante o Whatsapp para comunicação ágil com os clientes e o Pipedrive para controlar o nosso ciclo de vendas.
Recomenda algum(s) livro(s) ou outra fonte de inspiração que mais o(a) tenha influenciado(a)?
Já li muitos livros de negócios na minha vida, daqueles tipos como livros de Michael Porter e Philip Kotler. Hoje em dia eu ainda leio bastante, mas gosto muito mais de biografias de empreendedores e pessoas de sucesso.
As biografias que mais me impactaram foram as do Steve Jobs, Martin Luther King Jr., Alexandre o Grande e Leonardo da Vinci.
Gosto muito também das séries Billions, Silicon Valley e Suits, que retratam bem o ambiente de negócios.
Conselhos para os nossos leitores e futuros empreendedores que pretendem lançar o seu negócio?
Nunca – nunca mesmo – deixe de validar a sua ideia. No papel, tudo tem potencial de dar certo. Na prática, é muito diferente. Mesmo que seu colega diga que achou sua ideia brilhante, não confie.
Faça uma primeira versão bem básica do seu produto e vá para a rua entender se existem pessoas dispostas a consumi-lo.
Ah, e se seu cliente demonstrar que quer algo diferente do que você imaginou, acredite nele. Ele é quem vai comprar o seu produto e não você.
Onde podemos saber mais sobre a sua empresa?
Você pode saber mais sobre a StartupHero acessando https://www.startuphero.com.br/ ou no nosso Canal do Youtube. Só procurar por StartupHero que vai encontrar muito conteúdo de valor de forma gratuita.