Se você tem uma empresa no Brasil, é muito importante saber como dividir cota entre sócios de uma empresa, além de conseguir calcular quanto vale as cotas dos sócios de uma empresa.
Nesse artigo vamos te explicar o que são as cotas de uma empresa, quais são as melhores formas de se distribuir as cotas e qual é a importância de um Valuation nesse momento.
Inicialmente, os sócios ou acionistas de uma empresa estabelecem entre si quais serão os valores que serão aportados para se iniciar o negócio, e esse é o capital social de uma empresa.
Esse será o valor utilizado para sustentar os primeiros meses de operação, quando ainda não há clientes ou receita o suficiente para bancar as despesas e investimentos necessários.
Por exemplo, o sócio 1 aportou R$ 600 mil, sócio 2 aportou R$ 300 mil e sócio 3 aportou R$ 100 mil.
Nesse caso, o capital social da empresa será de R$ 1 milhão, a soma de todos os aportes.
As cotas são a participação de cada sócio na sociedade, geralmente representada em porcentagem (%).
Em muitas empresas, as cotas são divididas de acordo com o valor aportado por cada sócio. Nesse caso, o sócio 1 ficaria com 60% das cotas, o sócio 2 com 30% e o sócio 3 com 10%.
Apesar de muitas vezes a divisão ser realizada proporcionalmente como no exemplo acima, as cotas também podem ser divididas entre os sócios, de acordo com os interesses e acordos dos próprios sócios.
Apesar de contraintuitivo, muitas vezes essa vai ser a melhor opção para a sua empresa.
Por exemplo, vamos imaginar que o sócio 1 seja apenas um sócio investidor, e não esteja presente no dia a dia da operação.
Seria justo que ele seja o sócio majoritário sendo que não vai contribuir para o dia a dia da empresa?
Além disso, hoje em dia existem inúmeros tipos de negócio que não necessitam de um grande investimento inicial, como é o caso de empresas que se baseiam na internet.
Com isso, existem alguns outros critérios que podem ser mais úteis na hora de dividir as cotas entre os sócios, tendo em vista aumentar as chances de sucesso da empresa no longo prazo.
Se você quer seguir um caminho diferente da maioria dos empreendedores que simplesmente distribui as cotas proporcionalmente ao valor aportado, você precisa levar alguns aspectos em consideração:
Veja, ao se reunirem entre os sócios, eles devem observar esses critérios para definir as divisões de cotas de cada sócio.
Essa é uma conversa que pode ser difícil, pois algum sócio pode ser sentir injustiçado. A melhor maneira de se chegar a um acordo é a percepção de que esse é o melhor para o longo prazo da empresa.
Sócios com participações bem distribuídas, tem um alinhamento de interesses que favorece a empresa.
Imagina que no exemplo dado, o sócio 3 é o único que possui expertise, rede de contatos e disponibilidade para trabalho – ele na verdade será a alma do negócio!
Se ele tiver apenas 10% de cotas da empresa. Ou seja, de acordo com o aporte realizado no capital social, não esteja estimulado o suficiente para agregar tanto valor a empresa no longo prazo.
Nesse caso, por mais que ele tenha feito o menor aporte dentre os sócios, ceder uma participação de 30% a 40% para o sócio 3 na empresa seria algo bem razoável para estimular o desempenho da empresa no longo prazo.
Em tese, a participação restante deve ser distribuida de forma proporcional ao aportado, para os sócios 1 e 2, que não tem nem expertise, nem rede de contatos, nem trabalharão na empresa.
Às vezes é melhor ter uma fatia pequena de uma empresa enorme, do que ter a maior parte de uma empresa que é minúscula.
Se você está começando a sua empresa agora, você provavelmente não vai precisar estabelecer qual que é o valor justo pelas cotas. Até porque as cotas de cada sócio podem ser distribuídas de acordo com os critérios já mencionados.
Agora se a sua empresa já existe, existem algumas situações em que você precisa saber o valor justo das cotas:
Todas essas são situações em que saber o valor das cotas (e logo, o valor da empresa) é muito importante.
A maioria dos empreendedores nesse momento se volta ao capital social, e acredita que o valor das cotas deve ser precificado proporcionalmente.
O capital social apenas representa o investimento realizado no negócio, enquanto o valor justo da empresa em operação geralmente é substancialmente maior.
Imagina só, vender a sua empresa por R$ 1 milhão, e descobrir depois que o valor justo dela é de R$ 3 milhões?
O Valuation é uma ferramenta utilizada por empreendedores para descobrir o valor justo de suas empresas.
É um relatório financeiro feito por consultores, que analisa todos o histórico de dados financeiros da empresa. Além disso, eles unem essa informação com o potencial do mercado, local de atuação, empresas semelhantes e diferenciais da empresa.
Dessa forma, você consegue garantir que não vai fazer um mau negócio, vendendo o seu maior patrimônio, por um valor abaixo do justo.
Especialistas em análise de empresas, devem fazer esse relatório, para chegar no valor condizente com o praticado no mercado.
Dessa forma o empreendedor não perde nem tempo e nem dinheiro negociando suas cotas com o valor errado e longe da realidade.
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