O estágio que a sua startup se encontra, diz exatamente qual o caminho você deve seguir para escalar o seu negócio e torná-la um sucesso.
Muitas pessoas querem ter Startups Unicórnios, que é basicamente uma startup que alcançou a marca de 1 bilhão antes de fazer abertura de capital na bolsa. Mas para chegar nesse nível é preciso desenvolver o seu negócio, e entender em que estágio a sua startup está pode fazer você ter o entendimento da estratégia correta.
Startup é uma empresa inovadora que utiliza um modelo de negócio escalável para crescer de forma exponencial, com baixo custo de manutenção.
Mas como toda solução inovadora tem um campo inexplorado anteriormente, as startups têm um alto risco de quebrar, então é um negócio que se sustenta em condições de extrema incerteza. Por isso, existem estágios que orientam as empresas a crescerem de forma inteligente.
Essa é a primeira fase da sua Startup. É nesse momento em que é feito uma pesquisa de mercado para entender quais são as dores do público que você deseja atingir e pensar em soluções que sejam realmente inteligentes e que modifiquem de forma positiva e inovadora a vida dessas pessoas.
Para guiar esse processo, é preciso realizar muitas pesquisas. Além disso, é necessário levantar hipóteses e analisar posteriormente se essas hipóteses podem gerar frutos.
Ainda no estágio de ideação, as hipóteses são validadas; no entanto, as soluções ainda serão desenvolvidas. Portanto, é crucial manter uma abordagem iterativa e analítica ao longo de todo o processo.
Em algum momento da ideação, passa a ser necessário validar que a ideia de negócio, através de um MVP. Esse é um protótipo que vai testar com clientes reais, a sua solução.
Após validar sua ideia, o empreendedor está pronto para pular de fase com sua startup.
Nesse momento, pode ser necessário um aporte de investidores, também conhecido nessa etapa como pré-seed.
Essa é a etapa onde o produto ou serviço da startup tem a validação do mercado e começa a operacionalizar.
Após validar o modelo de negócio através da confirmação das hipóteses e testes, a empresa começa operacionalizar oficialmente.
Nessa etapa a empresa está começando a atrair os seus primeiros clientes, e o foco é em desenvolver seu modelo de negócios, contratar seus primeiros funcionários, criar processos e ir desenvolvendo mais o produto.
Para se tornar uma startup com um produto “vendável”, pode ser necessário passar por uma rodada de investimentos com um aporte maior.
Esse estágio é crucial para a escalabilidade de um negócio.
Para chegar na tração, é preciso ter um produto pronto para escalar, processos definidos e uma equipe bem formada. Ter uma base de clientes estabelecida e, idealmente, recorrente, é algo que vai te ajudar nesse processo.
É importante durante esse estágio, olhar novamente para o modelo de negócio, para tudo estar alinhado com os objetivos da organização.
Além disso, é a hora de investir em processos internos para avaliar os KPIs de desempenho de cada área. Isso será determinante para identificar se será possível ter uma receita recorrente e um crescimento de negócio.
Além disso, nesse momento é essencial buscar por novas formas de alavancar crescimento: novos canais de marketing e vendas, internacionalização…
Ou seja, é um período que exige ainda mais investimento em marketing e em vendas. Todos os processos dessas áreas devem ter indicadores claros de desempenho, afinal, os números serão seus melhores amigos para mostrar qual o caminho sua startup deve seguir para escalar.
Para isso muitas startups buscam um aporte de investidores maiores, também chamados de Venture Capital.
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Antes de captar recursos, o empreendedor precisa ter em mente qual é o seu Valuation (valor de mercado da Startup) e precisa de um Pitch Deck (apresentação para investidores) para mostrar o potencial do negócio para interessados.
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