Se você é empreendedor e está em busca de investimento para seu negócio ou projeto, você já deve ter ouvido falar no termo Funding.
Esse é um conceito que vai te ajudar a pensar o financiamento do seu negócio e estratégias para atrair investidores qualificados.
Então nesse artigo você vai aprender o que é Funding e como captar investimentos para o seu negócio.
Funding é um termo que vem do Inglês, que significa financiamento.
Uma empresa tem apenas 3 formas de se financiar: receita de clientes, dívidas e capital dos sócios/ investidores. E é justamente nesse último, especificamente com o financiamento de capital de investidores, que vamos nos aprofundar.
Funding nada mais é do que o processo de captar recursos com investidores para sua empresa.
É o momento em que o empreendedor volta as suas atenções para abrir conversas com investidores e fundos, tendo em vista receber um aporte de capital que pode ajudar ainda mais no crescimento do negócio.
Na maioria das vezes, o objetivo do investimento é aumentar as vendas da empresa, crescer para novas regiões e criar uma estrutura mais robusta.
Da ótica do investidor, a sua expectativa é que ao investir na empresa hoje, ele tenha o seu retorno no longo prazo através da distribuição de lucros, ou venda futura da empresa, dando um altíssimo retorno. Investidores geralmente miram um retorno de 5x a 15x o valor investido, em um prazo de 3 a 10 anos.
Exemplo: o investidor aporta hoje R$ 300 mil em troca de 10% da empresa, resultando assim numa avaliação da empresa de R$ 3 milhões (100% da empresa = R$ 3 milhões). Caso a empresa seja vendida daqui a 3 anos por uma nova avaliação R$ 12 milhões, o investidor recebe a sua parte proporcional a 10%, ou seja, R$ 1,2 milhão, um retorno de 4x o valor investido inicialmente.
Funding no geral, é um processo que dura meses e vai misturar diversas áreas da sua empresa, como jurídico, financeiro e comunicação, tendo em vista organizar as informações quantitativas e qualitativas da sua empresa e passar mais credibilidade e noção do potencial do seu negócio para investidores.
Por mais que sua ideia seja ótima, tenha um mercado gigantesco ou até mesmo poucos concorrentes, existe um momento ideal para o Funding.
Ideias sem execução não valem nada, e por isso, é importante que antes de buscar um investidor, você tenha pelo menos validado que a sua ideia de negócio tem demanda.
No mundo das startups, é comum ouvir o termo MVP (ou Produto Mínimo Viável), ou seja, o protótipo do seu produto ou serviço. Essa seria uma forma simples de botar a sua ideia no mercado, de forma rápida e barata, para garantir que existe apetite para a sua ideia.
Depois de considerar a ideia validada, o empreendedor já está apto a praticar o Funding de forma saudável e com boas chances de sucesso.
Outro importante para destacar, é que investidores aportam seus recursos em empresas que possuem potencial de crescimento e consolidação, portanto se o objetivo do seu Funding é tentar reestruturar uma empresa que está piorando seus resultados dia após dia, suas chances serão baixas.
Existem 3 principais fases de funding, de acordo com o estágio da sua empresa.
Essa fase é de empresas que acabaram de validar sua ideia de negócio e querem dar o passo inicial. São empresas muito arriscadas, pois tem poucos ou nenhum cliente, e ainda não tem nada estruturado além de um CNPJ e a vontade dos sócios fundadores.
É o investimento que vai possibilitar que os fundadores fiquem comprometidos com o negócio e abandonem outras ocupações atuais, e geralmente vai durar 12 meses de operação, com objetivo de conquistar seus primeiros clientes e gerar uma estrutura inicial da empresa.
Nessa etapa verificamos rodadas entre R$ 100 mil e R$ 300 mil.
Por se tratar de uma fase em que a sua empresa representa muitíssimo risco, são poucos os investidores que se interessam por essa relação de risco x retorno.
Nesse momento, a sua grande chance de captar recursos está com familiares, amigos e ex colegas de trabalho, que já te conhecem e seriam “loucos” o suficiente para apostar na sua ideia.
Essa fase já é de empresas com produtos ou serviços já desenvolvidos e uma estrutura inicial, e que agora está em busca de contratar equipe para crescimento em marketing e vendas.
Depois desse investimento, a empresa tende a tomar um porte ainda mais significante, com a formação de áreas, criação de processos e contratação de equipe.
Nessa etapa verificamos rodadas de R$ 300 mil a R$ 2 milhões, para uma duração dos recursos de 12 a 18 meses.
Nessa fase o risco da empresa, apesar de ainda alto, já diminuiu em relação ao Love Capital, portanto você tem um espectro maior de potenciais investidores: investidores anjo, grupos de anjos, aceleradoras, instituições de fomento e plataformas de Equity Crowdfunding.
Por último, para empresas em um estágio mais avançado, existe o Funding Venture Capital.
Nesse estágio, sua empresa já tem receita anual na casa dos milhões, e a percepção de risco por parte dos investidores diminui ainda mais.
Nessa etapa verificamos rodadas de R$ 300 mil a R$ 2 milhões, para uma duração dos recursos de 18 a 24 meses.
O principal objetivo dessas captações costuma ser a expansão nacional e internacional, além de estruturação geral da empresa com contratação de executivos.
Nesse estágio, seus investidores mais prováveis são os Fundos de Investimento, e plataformas de Equity Crowdfunding.
Não basta ter uma empresa com grandes resultados e potencial de crescimento, para chamar a atenção de investidores.
Funding é praticamente uma metodologia, e exige 4 pontos de atenção principais:
Ao decidir buscar investidores para sua empresa, você precisa ter tudo organizado e formalizado.
Imagina só comprar um carro sem verificar se é roubado, se o documento está em dia ou fazer os trâmites padrões… É arriscado né?
E da mesma forma, os investidores também executam uma checagem na sua empresa antes de realizar qualquer tipo de investimento. No mundo das startups, esse processo é chamado de Due Diligence.
Um dos pontos que empreendedores no estágio inicial mais erram é em não criar um CNPJ antes de buscar investidores. O CNPJ é o “CPF” da empresa, e é imprescindível antes de qualquer investimento.
Outro ponto de organização que você precisa está atento está relacionado à acordos entre sócios, investidores e credores.
O contrato social também precisa representar com fidelidade a estrutura de sócios atual da empresa.
Tudo precisa estar formalizado e claro, para que o investidor conheça a verdadeira situação da empresa antes do investimento.
Valuation significa avaliação da empresa, ou seja, o seu valor de mercado justo.
Quanto vale a sua empresa hoje?
Se você está buscando investimento financeiro para o seu negócio, você vai ceder um pedaço da sua empresa para o investidor, isso e inevitável.
E a partir do momento que você vende um pedaço da sua empresa por um preço para o investidor, você estipulou um Valuation, como no exemplo que dei antes nesse artigo.
Se você cede 10% da sua empresa em troca de R$ 300 mil, então 100% da sua empresa vale R$ 3 milhões.
Se você cede 20% em troca de R$ 800 mil, então sua empresa vale R$ 4 milhões.
Valuation é o ato de calcular o valor justo de uma empresa ou startup, com base em metodologias financeiras e expectativas de retorno futuro.
O problema é que o Valuation é um cálculo financeiro complexo, e que exige imparcialidade.
Isso acontece porque o Valuation nada mais é do que o “preço” da sua empresa: se estiver muito caro não vai chamar atenção de investidores, e se estiver muito barato você vai ceder um pedaço muito grande da empresa para investidores.
Por causa disso, é importante que a avaliação da empresa seja feita de forma justa e próxima ao praticado no mercado.
O ideal é contratar um avaliador terceiro, isento e profissional para fazer o seu Valuation, pois assim você tem uma análise imparcial e assinada por um especialista, que tem muito peso na hora de conversar com investidores.
Depois de saber o valor justo da sua empresa, o próximo passo é apresentar todo o seu negócio de forma rápida e visual para os investidores.
E para isso, a melhor ferramenta que existe é o Pitch Deck.
Pitch deck é uma apresentação em PDF, onde ao longo de 12-18 slides você explica os detalhes da empresa, qual estágio atual, mercado de atuação, equipe, investimento pretendido e resultados que pretende atingir.
Um erro muito comum nessa etapa é apresentar um Pitch Deck muito extenso, com 30, 40, 50 slides, o que acaba sendo muito maçante e técnico.
A ideia do Pitch é que ele é apenas uma breve introdução da sua empresa, que geralmente é enviado por e-mail ou LinkedIn para potenciais investidores.
Como investidores recebem dezenas de Pitchs diariamente, é importante que você se destaque tanto na qualidade da empresa, como na qualidade da apresentação.
A grande moral é que o Pitch é um ótimo abridor de conversas com potenciais investidores, e com certeza vai acelerar muito o seu Funding.
Agora que os materiais da empresa estão prontos, é hora de botar a mão na massa e abordar o maior número possível de investidores.
Só tome cuidado para não queimar cartucho – você deve abordar apenas os potenciais investidores que estariam interessados em investir em empresas do seu estágio, como falamos mais acima.
Então faça uma pesquisa e liste pelo menos 30 potenciais investidores, e entre em contato com o seu Pitch Deck em anexo e uma breve introdução.
Captar investimentos infelizmente é um jogo de números, então quanto mais investidores você abordar, maiores vão ser as suas chances de sucesso.
A StartupHero é uma assessoria completa para startups que estão em busca de investidores. Com nossa expertise, já ajudamos mais de 90 startups a captarem mais de R$ 40 milhões em investimento.
Nossos serviços ajudam startups a maximizar suas chances de atrair investidores, com materiais e estratégias que vão economizar seu tempo e impressionar investidores:
Valuation – conheça o valor de mercado justo do seu projeto, startup ou empresa, através de um relatório feito sob medida pela nossa equipe, que já avaliou mais de 700 empresas.
Pitch Deck – nossos redatores e designers vão trabalhar lado a lado com sua empresa para criar a apresentação para investidores mais otimizada e atrativa possível, em formato PPT e PDF.
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