Se você é empreendedor, pode ter se deparado com os termos cash in e cash out durante uma captação de investimento.
Esses dois termos estipulam qual é o destino que o aporte de um investidor vai ser alocado durante uma captação.
Esses são um dos termos essenciais para que um empreendedor compreenda previamente à busca por investidores, e muitos investidores vão considerar que você já compreende o seu significado e suas implicações antes de uma conversa.
É comum perguntas como:
“O investimento vai ser cash in ou cash out?”
Portanto até o fim desse artigo você vai entender por definitivo como funcionam essas duas possibilidades e como responder essa pergunta.
O “Cash In” é um termo que se refere à entrada de dinheiro em uma empresa diretamente no caixa da empresa, com o objetivo de ser reinvestido na operação e sustentar um crescimento acelerado.
Esse investimento também pode ter como objetivo suprir uma lacuna de fluxo de caixa negativo ou um projeto específico.
No contexto do investimento em startups e PMEs, o cash in funciona através da emissão de novas ações/quotas que uma empresa, com o aumento do capital da empresa.
Quando investidores, como investidores anjo ou fundos de venture capital, investem dinheiro em uma empresa em troca de emissão de participação societária, estão realizando um “cash in”.
Essa geralmente é a opção que os investidores mais gostam de realizar quando fazem um aporte, visto que o investimento será utilizado para sustentar um crescimento acelerado para os próximos anos.
Já em relação ao “Cash Out”, essa é uma operação onde não são emitidas novas ações/quotas. Na realidade, as ações são “trocadas de mão”.
De maneira geral, o dinheiro do investimento, vai para o(s) sócio(s) que está(ão) cedendo a participação, ao invés de entrar no caixa da empresa.
Independente de ser cash in ou cash out, o investidor continuará obtendo participação na empresa em troca do investimento.
A grande diferença é que no primeiro caso o dinheiro vai para o caixa da empresa via emissão de novas quotas/ações, e no segundo caso o dinheiro vai parar na mão de um ou mais sócios via troca de quotas/ações.
A consequência do cash out, é que geralmente ela vai ocasionar um cenário de menor crescimento para a empresa, já que ela não terá um valor aportado no caixa e aumento de capital.
Além disso, ocorre um efeito psicológico para os empreendedores/ sócios do negócio, que agora com um dinheiro em caixa na pessoa física, podem se sentir desmotivados para dar o seu máximo na empresa que gerenciam.
Afinal de contas, se tudo der errado na empresa, pelo menos eles estão mais “seguros” na pessoa física, com o dinheiro fruto do cash out.
Por conta disso, esse não é o cenário mais buscado pelos investidores ao negociar um investimento em uma empresa.
Por conta disso, recomendamos que durante uma captação de investimentos, não busque uma captação puramente para realizar cash out, especialmente nos primeiros anos de vida de uma empresa.
Quando a empresa está em estágios iniciais, é comum que as rodadas de investimento sejam puramente cash in.
Em muitas outras rodadas de investimento, ocorre um misto entre cash in e cash out.
Especialmente quando a empresa já está relativamente desenvolvida, com áreas da empresa definidas, carteira de clientes, faturamento relevante…
É comum vermos rodadas de investimento onde a divisão fica em por exemplo: 20% cash out e 80% cash in.
Assim é possível unir o útil ao agradável – o empreendedor consegue ter segurança na pessoa física, unido com o potencial de crescimento na pessoa jurídica devido ao investimento no caixa da empresa.
A captação de investimentos não precisa gerar dor de cabeça. Existem ações extremamente estratégicas para conquistar o investidor.
O combo de captação entrega tudo o que você precisa para conquistar o investidor:
Valuation: A única forma de evitar ceder uma participação muito grande para investidores, é sabendo o valor de mercado da sua empresa.
A StartupHero elabora Relatórios de Valuation (avaliação de empresas) para PMEs, startups e até projetos.
Pitch Deck: A StartupHero cria apresentações no formato Pitch Deck em PPT e PDF, tendo em vista otimizar a comunicação e conversão de investidores, seja pessoalmente ou em eventos.
Curso de Captação: Nós entendemos que captar investimentos é um tema complexo, e que exige preparo para que você não cometa erros que vão prejudicar sua empresa no longo prazo.