É muito comum ao se analisar as demonstrações financeiras de uma empresa, ouvirmos o termo EBITDA. Mas o que é EBITDA?
Esse é um termo que está bem presente em empresas tradicionais e também na bolsa de valores.
Porém, ultimamente, até empresas que são consideradas startups estão tendo que aprender esse novo termo para dialogar com investidores e com o mercado em si.
Nesse artigo vamos te explicar o que é EBTIDA, como calculá-lo e o motivo dele ser um indicador financeiro muito relevante para empresários e investidores.
Como a maioria das palavras que são usadas no mercado financeiro, é uma sigla em inglês que faz referência a operação do negócio.
EBITDA significa Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, ou seja, Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização.
É comum no Brasil também ouvirmos o termo LAJIDA para se referir ao EBITDA.
Basicamente, essa métrica se refere ao potencial que a operação de uma empresa possui.
Com ele temos uma visão clara da geração de caixa operacional da empresa, retirando fatores externos a operação como empréstimos, impostos e investimentos realizados.
O EBITDA é muito utilizado na análise de empresas e agora de startups porque ele consegue mostrar um retrato realista da eficiência de um negócio.
Se ao longo de um período o EBITDA de uma empresa diminui, isso demonstra uma piora na eficiência e produtividade da empresa. O inverso também é verdadeiro.
Assim, o empreendedor responsável pelo negócio pode fazer o acompanhamento dessa métrica e atuar para poder mudar o rumo do negócio.
Para quem investe em empresas, ele serve como forma de analisar o potencial de crescimento que um negócio pode ter. Além disso, se você está em dúvida sobre investir em uma empresa ou outra, comparar o seus EBITDAs pode ajudar nessa missão.
Um outro ponto pouco mencionado sobre essa métrica, é que ele permite que você compare empresas a eficiência de uma empresa com empresas de diferentes países, pois desconsidera os fatores de imposto (que varia de país para país), empréstimos (juros também varia muito de país para país), depreciação e amortização.
Apesar de ser uma ferramenta muito boa de análise, o EBITDA também possui suas desvantagens.
Por não considerar as dívidas, essa métrica pode mascarar a real situação de um negócio. Se for uma empresa muito alavancada, que usa muito o artifício de dívidas para crescer, somente analisando o EBITDA você não consegue ter clareza na análise.
Além disso, o EBITDA também não considera os investimentos feitos na empresa. Se um negócio tem investimento intensivo em ativos para o seu crescimento, acaba que isso não é refletido no seu EBITDA.
Por último, analisar somente o EBITDA da empresa é prejudicial, pois pode esconder uma baixa lucratividade do negócio.
Para se calcular o EBITDA de uma empresa, primeiro precisamos conhecer o seu lucro operacional.
A fórmula de cálculo do Lucro Operacional é:
LUCRO OPERACIONAL = RECEITA LÍQUIDA DE VENDAS – CUSTOS DOS PRODUTOS VENDIDOS – DESPESAS OPERACIONAIS
Com esse cálculo podemos chegar ao EBITDA:
EBITDA = LUCRO OPERACIONAL + DEPRECIAÇÕES + AMORTIZAÇÕES
Outra forma de se calcular é:
EBITDA = LUCRO LÍQUIDO + IMPOSTO DE RENDA + CONTRIBUIÇÃO SOCIAL + RESULTADO FINANCEIRO LÍQUIDO + DEPRECIAÇÃO + AMORTIZAÇÃO.
Independentemente da forma de cálculo, é importante sempre observar que o EBITDA é a visão clara sobre o resultado operacional de uma empresa, retirando seus fatores externos.
Essa métrica muito utilizado por analistas da bolsa de valores e empresários como um meio de se calcular o valor de uma empresa, de forma aproximada e rápida.
Os mais variados setores e segmentos de mercado possuem diferentes múltiplos de EBITDA, que ao serem multiplicados pelo EBITDA anual da empresa, chega-se ao seu Valuation estimado (valor de mercado de uma empresa).
Valuation de uma empresa = (Último EBITDA anual x Múltiplo do setor) – dívida líquida
Nesse blog, possuímos uma lista com mais de 90 setores com seus respectivos múltiplos (mas use com cautela por que é uma aproximação).
O método de valuation de múltiplos de mercado é muito comum por sua simplicidade e facilidade de uso, e pode também ser calculado com outras métricas como receita e lucro líquido.
Se você é empresário e gosta de entender os números da sua empresa, a StartupHero te ajuda a fazer uma gestão mais racional do crescimento da sua empresa.
Você sabe qual é o valor da sua empresa hoje, caso fosse vendê-la?
Mesmo que essa não seja a sua vontade, entender seu Valuation é muito importante se você quer guiar sua empresa para um resultado cada vez melhor.
É uma tendência entre empresários no Brasil, que se realize o Valuation da sua empresa periodicamente, tendo em vista entender se o seu patrimônio e valor de mercado se valorizou, e facilitar transações como entrada e saída de sócios, entrada de investidores e venda da empresa.
Entre em contato com a StartupHero, pioneira e líder na avaliação de startups e PMEs no Brasil.