O que é Partnership e como implementar na sua empresa
Partnership tem sido um tópico muito falado no mundo das startups e empresas que fogem do modelo de gestão tradicional.
Através desse modelo, empresas atraem e retém talentos de uma forma simplesmente fora do comum e genial.
Mas afinal, o que é o modelo de gestão empresarial partnership? Confira neste artigo!
O que é partnership?
Partnership é um modelo de gestão empresarial que vai além da sua tradução (parceria). No meio corporativo, o significado que é mais adequado para partnership é colaboradores que se tornam sócios da empresa.
Esse termo também pode ser conhecido como vesting, no mundo das startups.
Entretanto, esta sociedade é vista de uma maneira diferente do modo tradicional.
Neste modelo, os colaboradores passam a ser sócios da empresa, ou seja, possuem uma parte (%) das cotas ou ações empresa.
O tamanho da parte a qual cada sócio irá deter, dependerá do valor de mercado da empresa (Valuation) e o quão vital é o colaborador para a empresa.
O conceito de partnership foge totalmente das sociedades que geralmente existem em grandes companhias, em que existe um pequeno grupo de acionistas.
Neste molde de sociedade, todos os colaboradores relevantes podem se tornar sócios, como forma de remuneração, incentivo e alinhamento de interesses.
Esse é um modelo de gestão recente e bem famoso, por ter sido utilizado como empresas como a XP Investimentos e algumas outras startups bem famosas.
O esquema de remuneração utilizado no partnership é bem diverso, e as regras de ganho de participação podem ser bem variadas.
Quais são os benefícios do partnership?
Atração de talentos
No início das operações da sua empresa, você ainda tem poucos recursos financeiros para atrair os talentos que tanto gostaria.
Através do partnership você consegue oferecer recursos não financeiros (participação/cotas na empresa) para atrair verdadeiros talentos.
Talentos esses que através de esquemas de remuneração tradicionais seriam inacessíveis para o estágio e momento financeiro da sua empresa, evitando que você tenha uma despesa mensal muito alta.
Na prática, isso envolve pagar um salário menor do que esse talento receberia no mercado, com o adicional em cotas/ ações da empresa (modelo de Partnership).
Maior nível de engajamento dos colaboradores:
Segundo dados do relatório levantados pela State of the Global Workplace, apenas 21% dos colaboradores estão realmente engajados em suas funções.
O partnership cada vez mais está sendo usado pelas empresas, pois a tendência de melhoria do engajamento tende a aumentar.
Isso acontece por que os colaboradores também são proprietários da empresa, ou seja, o sucesso da companhia depende diretamente do seu desempenho.
Grande potencial de crescimento da empresa:
O maior engajamento dos colaboradores acarreta na maior possibilidade de um crescimento exponencial da empresa.
Como todos os colaboradores serão beneficiados com o crescimento de uma curva ascendente em termos de resultado em uma empresa, os interesses estarão sempre alinhados, aumentado suas chances de sucesso empresarial.
Cultura sólida e o verdadeiro espírito de dono:
Muitas empresas possuem como requisito para a inscrição em uma vaga de emprego, o candidato ter o “espírito de dono”. O problema é que na prática, o colaborador não possui nenhuma responsabilidade nas decisões da empresa.
No modelo de partnership, os colaboradores possuem todas as ferramentas e acessos necessários para se sentirem donos da companhia.
É de suma importância que haja transparência em tudo, desde a bonificação sobre o resultado de cada colaborador até a liberdade de tomar decisões.
Uma cultura sólida permite que todos os colaboradores tenham “espírito de dono” e saibam de suas responsabilidades.
Como implementar o modelo de Partnership na sua empresa
1) Determine o Valuation da sua empresa
Quantos % do equity (total de cotas ou ações) da sua empresa você deveria ceder para um funcionário específico?
0,1%?
1%?
10%?
Essa é uma pergunta que só pode ser respondida, se você souber o valor justo da sua empresa.
Ou seja, determinar o Valuation da sua empresa.
Valuation é um cálculo financeiro (mas com aspectos qualitativos) utilizado para estimar o valor mais justo de uma empresa, para casos de venda, entrada ou saída de sócios da empresa.
Afinal de contas, se você ceder 10% de uma empresa que vale R$ 10 milhões para apenas um funcionário, você vai ceder quase R$ 1 milhão para um só colaborador, algo claramente desbalanceado em relação ao valor que ele agrega a empresa.
Agora se você ceder apenas 0,1% de uma empresa que vale R$ 1 milhão, você vai ceder só R$ 1.000 para o colaborador, algo que também não serviria como incentivo financeiro para o mesmo.
Logo, você precisa entender qual é o valor de mercado justo da sua empresa.
O ideal é que você contrate uma consultoria de Valuation para ter em mãos um relatório de Valuation, antes de tomar qualquer decisão sobre partnership.
2) Entender qual é o valor justo para oferecer para cada funcionário
Com o valor justo da sua empresa em mãos, é hora de pensar em qual porcentagem da empresa proporcionaria uma remuneração justa e que incentive seu colaborador.
Como regra de bolso, é normal que executivos C-Level não fundadores (CFO, CMO, CTO…) recebam em torno de 5-10% de cotas/ ações da empresa.
Em relação a funcionários-chave, é comum vermos participações entre 0,5% a 2% de cotas/ ações da empresa.
Você deve fazer o cálculo de forma que, a remuneração através do equity (%) somada a remuneração financeira atual, resulte em um valor relevante para o funcionário no futuro.
O ideal é que seja mais do que ele simplesmente ganharia no mercado de trabalho, economizando seu salário.
3) Definir os critérios de ganho de participação
Como mencionado anteriormente, o modelo de partnership geralmente segue 3 critérios para remunerar os funcionários com participação na empresa: tempo de empresas, desempenho ou misto.
Com o critério de tempo de empresas, funcionários vão ganhando mais participação conforme o tempo passa.
Ex: o talento será premiado com a participação de 2% no negócio, que será entregue ao longo de 4 anos, 0,5% a cada ano de trabalho integral na empresa.
Outro critério é o desempenho, ou seja, a participação é entregue conforme o funcionário atinge as metas estabelecidas.
Por último, o critério misto depende tanto do tempo de empresa, como também as metas atingidas pelo funcionário.
Utilizando algum desses critérios, você garante alinhamento de longo prazo com o colaborador e impede que o mesmo abandone a empresa e leve embora todo o equity (%) cedido de uma vez só.
4) Assinar o contrato e fazer as devidas formalizações
O modelo de partnership funciona através de um contrato específico, assinado com o colaborador.
Na prática, é um contrato de “Opção de Compra”, onde o funcionário vai adquirindo direito de comprar participações pequenas na empresa a preços simbólicos, ao longo do tempo ou conforme cumpre as metas.
Além disso, esse contrato normalmente vai incluir outras cláusulas importantes como Cliff (que é basicamente um período de experiência antes de ceder equity) e direito de compra de volta das cotas/ ações por parte dos sócios fundadores.
Depois de assinar o contrato com o funcionário, é comum que a alteração do contrato social (realizada para incluir sócios e/ou alterar sua participação societária conforme vai ganhando mais participação) seja feita somente de vez em quando, comumente 1x ou 2x por ano.
Assim você está sempre atualizando e formalizando a participação do funcionário na empresa de forma justa, conforme os critérios estabelecidos.
Como a StartupHero pode te ajudar com Partnership?
Se você deseja implantar o modelo de partnership para funcionários (vesting) na sua empresa, é necessário fazer da forma correta para não atrair pessoas erradas para a sociedade.
A StartupHero é uma consultoria para startups e PMEs que ajuda empresários a implementar programas de Partnership em suas empresas, através de mentorias e modelos prontos.
Contratando nossos serviços você recebe:
Modelo de contrato de Partnership – Temos uma grande expertise com a criação e crescimento de startups no Brasil, e temos um modelo de contrato de Partnership que pode ser aplicado a qualquer empresa. Basta preencher o Word com os dados da sua empresa, assinar e pronto!
Consultoria individual – Fale um a um com especialistas em Partnership, e desenhe um programa que faz sentido para as suas necessidades. Decida quanta participação dar para os funcionários-chave da sua empresa, e desenhe o programa de forma a incentivar o desempenho de longo prazo do seu negócio.
Relatório de Valuation (avaliação de empresas) – A StartupHero já fez o valuation de centenas de empresas, desde as mais tradicionais como consultórios, lojas e restaurantes, até empresas mais tecnológicas como startups, empresas de criptomoedas e até mesmo canais de Youtube. Descubra quanto vale a sua empresa, e use esse valor como balizador do retorno que o funcionário pode obter participando do programa de partnership.