O que é Pitch Deck
Se você está buscando investidores para crescer seu negócio, deve ter se deparado com esse termo e está se questionando: o que é Pitch Deck?
Pitch Deck é uma apresentação (em arquivo PDF ou PPT) feita para apresentar seu negócio para investidores, tendo em vista conquistar um aporte financeiro.
A ideia dessa apresentação é mostrar todas as características importantes do seu negócio em poucos slides, de forma a ser lida de forma breve pelo investidor.
Exemplo de Pitch Deck na prática
Imagina que você é um investidor de startups, e recebe mensalmente 30 propostas de investimento, de diferentes empreendedores.
Considerando que essa é apenas umas das muitas tarefas que você realiza no mês, é impossível dar a mesma atenção para todos os empreendedores.
É preciso focar nas 2 ou 3 melhores oportunidades de investimento, e recusar aquelas que não passaram no seu filtro.
Afinal de contas, seu dinheiro é limitado e você quer investir apenas nas empresas com maior potencial de retorno.
E é justamente para isso que existe o Pitch Deck. Em 15 a 20 slides, o investidor que recebe seu Pitch Deck consegue fazer um “raio x” rápido do seu negócio, conhecendo seu mercado, equipe, resultados, planejamento futuro…
Dessa forma, em menos de 10 minutos, ele consegue distinguir uma boa oportunidade de uma furada.
Só para você ter noção da sua importância, empresas famosas como o Uber, Airbnb e LinkedIn já se utilizaram desse tipo de apresentação para conseguir os investimentos necessários para se tornarem gigantes.
Por que fazer o Pitch Deck de uma empresa
Captar investimentos é complexo e demorado. Você precisa:
- Organizar as finanças da empresa e fazer um planejamento;
- Descobrir qual é o valor de mercado justo da sua empresa (Valuation);
- Procurar e negociar com investidores;
- Assinar um contrato de investimento.
Considerando que cada etapa dessas leva tempo e esforço, por que gastar mais tempo ainda criando um Pitch Deck?
O Pitch Deck tem 3 objetivos finais para o empreendedor:
- Torna a empresa mais atrativa e preparada, o que maximiza suas chances de converter investidores interessados;
- Acelera o processo de captação de investimento, que geralmente é demorado. Captações que demoram até 6 meses, podem ser feitas em 2 meses com os materiais e estratégia adequada;
- Melhora os termos de investimento que a empresa assina com os investidores, devido ao fato de que investidores enxergam maior potencial na empresa.
Geralmente, o Pitch Deck é o primeiro ponto de contato que o investidor vai ter com a sua empresa, para entender se é uma oportunidade de investimento interessante.
Exemplo: ao abordar um potencial investidor pelo LinkedIn ou por e-mail, você envia o Pitch Deck em PDF para que ele analise a oportunidade de investimento.
Exemplo 2: em um evento de startups, é muito comum vermos um “Pitch day”, onde os sócios de startups apresentam seus negócios com o Pitch Deck no fundo, servindo de suporte para apresentação. Tudo isso, com uma banca de investidores assistindo e julgando.
Caso o investidor realmente se interesse pela sua empresa, o segundo passo seria fazer diligências mais profundas como agendar reuniões e conferir as documentações financeiras do negócio.
O Pitch Deck é uma “isca” para atrair a atenção de potencias investidores, para depois se aprofundar na conversa.
Como criar um Pitch Deck
Apesar de cada empresa e mercado de atuação terem uma peculiaridade, existe um método específico para criar o seu Pitch Deck.
Nesse artigo, nós falamos sobre alguns slides essenciais para sua apresentação.
Antes de criar um Pitch, você tem que ter em mente que você pode seguir 2 caminhos: fazer a apresentação do zero ou contratar uma consultoria especializada.
Enquanto no primeiro caminho você não vai desembolsar recursos, também não terá uma equipe de especialistas que ajuda a acelerar o processo de captação e tornar seu negócio mais atrativo, então a melhor escolha vai depender dos recursos que você tem agora.
No geral, é importante reservar slides para:
- Problema e solução;
- Modelo de negócios;
- Tamanho do mercado;
- Equipe;
- Resultados;
- Concorrentes e diferenciais;
- Investimento pretendido.
Em relação ao design, geralmente ele é feito através de softwares com o Power Point, ou Canva.
Apesar do design impecável não ser o objetivo final da apresentação, ele tem grande utilidade.
Afinal de contas, um design desleixado pode passar uma impressão ruim para o investidor, de desorganização ou má qualidade.
Um design bem-feito e que represente as cores da marca da sua empresa vão inconscientemente aumentar sua percepção de valor perante o investidor.
Como a StartupHero pode te ajudar com seu Pitch Deck
Por mais que a teoria já esteja explicada, sabemos que na prática é importante ter especialistas ao seu lado durante uma captação de recursos. Afinal de contas, buscar novos sócios investidores não é uma decisão simples.
Aqui na StartupHero somos pioneiros e líderes na criação de apresentações para investidores.
Nossas apresentação já ajudaram empresas a captarem mais de R$ 40 milhões em investimento.
Fazemos Storytelling (história da apresentação), design customizado, identidade visual da sua marca, redação e comunicação.
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