Quando você começa a pesquisar um pouco mais sobre o mundo das startups, acaba se deparando com diversos termos difíceis como Venture Capital, Unicórnio, Valuation. Mas, um dos termos que você com certeza precisa conhecer é o famoso Smart Money.
Se você for traduzir ao pé da letra, Smart Money significa “Dinheiro Inteligente”.
Mas o que seria isso? Como um dinheiro pode ser inteligente?
No mundo das startups o termo Smart Money é usado para designar uma modalidade específica de investidores, aqueles que querem dar algo além de somente dinheiro.
Quando dizemos que um investidor é Smart Money, estamos dizendo que além de suprir os recursos financeiros necessários para a sua empresa, o investidor também vai te ajudar de forma intangível.
O papel desse tipo de investidor é abrir portas para a sua empresa e trazer conexões que você não teria sozinho. É como se o investidor Smart Money, fosse um mentor para a sua empresa guiando pelo caminho da luz.
Vamos imaginar que a sua empresa seja uma healthtech, seja um aplicativo para o setor de saúde. Um bom tipo de Smart Money seria um investidor que além do dinheiro também fosse um médico, por exemplo.
Com esse tipo de expertise, o investidor poderia mostrar para a sua empresa as principais deficiências do mercado, se a solução da sua empresa está no caminho certo ou que atalhos você deve seguir para ter maiores chances de sucesso.
Um outro exemplo: Imagine que você criou uma fintech, um portal para acompanhamento do preço de ações. O seu time na startup é composto por pessoas que têm muita experiência no mercado financeiro, mas ninguém de tecnologia.
O seu investidor Smart Money pode ser alguém do setor de tecnologia, que conseguiria ajudar a sua empresa com deficiências nessa área.
O importante é que o seu investidor possa ir além do dinheiro. É por isso que é chamado de Smart Money, um dinheiro que vai conseguir trazer mais vantagens para a sua empresa de forma inteligente.
Quando você está captando investindo é fato que a sua principal estratégia é conseguir dinheiro para cumprir o plano da sua empresa. É a partir desse capital que você vai ter a capacidade de contratar novos coladores, investir mais em marketing ou desenvolver a nova versão da sua plataforma.
Só que existe um ponto a se pensar: será que você precisa somente de dinheiro?
Vamos refletir um pouco.
Imagina que você fez o planejamento financeiro da sua empresa e viu que vai precisar captar R$ 1 milhão para crescer o negócio.
Agora, vamos supor que desses R$ 1 milhão, você estimou que vai gastar metade, ou seja R$ 500 mil, em marketing e divulgação do seu produto.
Se você conseguir um investidor que seja, por exemplo, um influenciador digital ou uma grande rede de televisão, você pode acordar com esse investidor que ele irá investir na sua empresa e também irá fazer a divulgação do seu produto.
Esse tipo de negociação faz com que a necessidade de investimento da sua empresa não seja total de R$ 1 milhão, e sim bem menor.
O investidor vai ser um Smart Money para a sua empresa. Ele vai aportar dinheiro no seu negócio e, além disso, vai trazer algo além desse dinheiro.
O que você tem que ter em mente é se realmente a sua empresa precisa de dinheiro ou se um investidor bem conectado ajudaria. É muito comum que, principalmente para empresas que acabaram de começar, as conexões que esses investidores podem trazer venham agregar mais do que o dinheiro que ele investiu.
É claro que não dá para pagar os seus funcionários com post no Instagram ou coisas do tipo. Por isso, é muito importante que você consiga balancear o quanto de dinheiro (cash) você precisa e quanto de Smart Money consegue comportar na sua captação.
Existem empresas que o Smart Money vai compor grande parte da captação. Em outras, acaba que o Smart Money não é tão essencial assim, o que importa mesmo é ter dinheiro para poder crescer.
Existe um fator que vem junto ao investidor da modalidade Smart Money que é a reputação. Geralmente, o seu investidor vai ser alguém que tem bastante experiência de mercado, algum executivo ou empreendedor que tenha bastante conexões.
Com isso, o investidor Smart Money acaba sendo uma espécie de “selo de aprovação” da sua empresa para o mercado como um todo. As pessoas vão olhar para a sua empresa e pensar: Se o fulano investiu nessa empresa, quer dizer que ela é realmente é boa.
Acaba sendo um tipo de validador social e você como empreendedor pode ser aproveitar dessa vantagem.
O fato de existir um investidor Smart Money também pode ajudar as suas próximas rodadas de investimento.
Poucos investidores institucionais (fundos e investidores profissionais) gostam de tomar o risco de ser o primeiro a investir em uma empresa, por isso já possuir um investidor prévio ajuda a abrir portas e diminuir o risco percebido pelos demais investidores.
O maior cuidado que você como empreendedor tem que tomar é conseguir perceber que nem todo investidor vai ser um Smart Money para a sua empresa.
Pode até parecer estranho em um primeiro, mas nem todo investidor vai conseguir agregar algo para a sua empresa, além do dinheiro. E não existe nenhum problema com isso.
Geralmente, uma empresa vai ter apenas 2 ou 3 investidores que podem ser Smart Money de verdade ao longo da sua vida.
E o grande ponto é você entender é que ele dizer que vai abrir portas para a sua empresa, não necessariamente isso será verdade.
Quando você está em uma captação de investimento, é muito comum que você esteja querendo tanto o dinheiro que passe a ignorar alguns sinais que os investidores possam te dar.
Alguns investidores podem dizer para você que “o dinheiro dele vale mais” devido a fatores X ou Y. Acontece que eles podem fazer isso somente para conseguir condições favoráveis na negociação com a sua empresa, ou seja, diminuir seu valuation ou pedir mais controle da empresa.
Por isso, é muito importante que na hora de captar investimento você tenha um laudo de Valuation feito por especialistas. Isso vai te ajudar na hora da negociação com os investidores a não deixar dinheiro na mesa.
Outro ponto muito importante é analisar o currículo do investidor. Se o seu investidor está dizendo que vai te abrir portas no mercado financeiro, por exemplo, e ele nunca atuou nesse mercado, já é um sinal de alerta.
Se ele tem poucos anos de experiência com marketing e diz que vai te ajudar com essa área, também é um sinal de alerta.
Sabemos que o momento de captação é algo bem crítico para a empresa, mas você precisa pensar muito bem nos tipos de investidores que deseja ter no seu negócio.
Você precisa entender que o processo de captação nada mais é do que um processo de vendas. Então, pense bem para quem você vai vender uma parte do seu negócio.
Uma das principais dúvidas dos empreendedores é como conseguir um investidor que vá te dar algo além do dinheiro. É claro que essa não é uma missão fácil.
A primeira coisa que você precisa fazer é entender que tipos de deficiência a sua empresa possui e onde precisa melhorar.
Se a sua empresa precisa de mais ajuda com a área financeira, procure investidores que tenham experiência nesse setor. Se a sua empresa precisa de ajuda na área de marketing, procure investidores com esse perfil.
Comece com pessoas que estejam a sua volta, aqueles que chamamos de FFF (Family, Friends and Fools). Tente falar com amigos, colegas de trabalho, pessoas que estejam no seu networking.
Faça uma lista e depois escolha quais pessoas podem te ajudar na sua empresa.
Caso esse primeiro ciclo se encerre, você pode procurar grupos de investidores-anjo.
Esses investidores são pessoas que possuem experiência em investir em startups e gostam de estar próximos dos negócios nos seus primeiros anos. É bem possível que desses grupos você consiga bastante networking e um investidor bem qualificado.
E uma outra possibilidade é procurar plataformas de equity crowdfunding. Esse tipo de plataforma, permite que investidores do Brasil inteiro possam investir na sua empresa.
Você acaba recebendo dezenas investidores qualificados na sua empresa, o que aumenta a sua possibilidade de conseguir um Smart Money.
Como falamos anteriormente, o processo de conseguir um investidor Smart Money é um processo de vendas. Você precisa vender bem a sua empresa e a um valor justo (valuation), se quiser se destacar.
Existe um processo validado para startups captarem investimentos, e ele envolve possuir um Relatório de Valuation e um Pitch Deck.
A StartupHero através de seus serviços, já ajudou centenas de startups e buscarem investimento no Brasil:
Relatório de Valuation – Receba um laudo financeiro com o cálculo do valor justo da sua empresa, tendo em vista criar uma base sólida para negociação com investidores. Evite ceder muita participação na empresa ou deixar dinheiro na mesa!
Pitch Deck sob medida – O Pitch é uma apresentação feita por redatores e designers da StartupHero com supervisão sua, tendo em vista apresentar todos os aspectos do seu negócio em poucos slides (15 a 20), para otimizar sua chance de abrir conversas com investidores.
Curso de captação de investimentos SmartFunding – É o passo a passo completo para para buscar investidores, desde a preparação da empresa até abordagem de investidores, assinatura de contratos e aporte financeiro.
Quer entender sobre como esse combo pode ajudar sua empresa a captar recursos?