Provavelmente, se você está buscando sobre o que é um investidor-anjo, é porque tem interesse em receber recursos de investimentos para a sua empresa.
Mas antes de prosseguirmos para o tema central do blog de hoje, é importante reforçar que existem 5 tipos de investidores no mercado. Para cada fase de desenvolvimento da sua startup, existe um investidor específico que oferece um aporte financeiro diferente. Quanto menor o grau do investidor, menos ele investe financeiramente, mas também a sua startup estará em uma fase menor de desenvolvimento.
Os 4 tipos de investidores em uma ordem de menor investimento para maior: Investidores-Anjos, Fundos Pré-Seed e Seed, Equity Crowfunding e Venture Capital.
Inclusive, preparamos um blog contando tudo sobre: “Como captar investimentos para sua Startup”. Ele pode ser muito útil para essas 4 fases de captação.
Mas voltando ao tema central, se você estiver na primeira etapa de captação de investimento, o investidor-anjo pode te ajudar.
O investidor-anjo é um profissional com uma grande experiência de mercado, geralmente, é um executivo, ou empresário.
Por conta de sua experiência e patrimônio, costuma investir nas empresas em troca de participação acionária, mas não possui posição executiva para tomar decisões.
Costuma-se investir de duas formas: com recursos financeiros, e com apoio consultivo. Isso significa, basicamente, que a sua bagagem de mercado servirá de experiência para encurtar o seu processo de aprendizado e acelerar o crescimento da sua startup.
Geralmente, eles de dispõe a dedicar parte do seu patrimônio, e do seu tempo para se dedicar ao crescimento de negócios inovadores, obviamente, visando um retorno financeiro.
O termo investidor-anjo surgiu na Broadway. Em 1920, empresários muito ricos investiam financeiramente nas produções teatrais da Broadway e recebiam o retorno financeiro em cima das peças produzidas. Assim, eles eram vistos como “Anjos” para esses produtores teatrais.
Com o tempo, isso também foi acontecendo dentro das Startups. Empresários que tem um patrimônio muito grande e querem ajudar Startups em fase inicial a acelerar o seu desenvolvimento para receber retorno.
É super comum não saber onde encontrar um investidor-anjo. Por isso, vamos oferecer 3 sugestões de onde você pode encontrá-lo.
Inicialmente, o LinkedIn é uma plataforma que você consegue filtrar o perfil da pessoa por segmentação de área, por empresas etc. Portanto, você consegue entrar em contato com empresários do segmento da sua empresa.
É importante encontrar investidores-anjos que tenham conexão com o propósito da sua marca de alguma forma, para que seja mais fácil fazer o pitch para convencê-lo.
Encontre meios para contatá-lo para além do LinkedIn: e-mail, telefone etc. Se conecte com ele na rede do LinkedIn e faça um Networking real para futuramente fazer uma abordagem.
Existem muitos eventos para quem está buscando crescimento no negócio. Não são apenas empreendedores que estão no evento. Também existem interessados em investir nessas empresas.
Não deixe de estar em eventos, e propague a sua marca de forma criativa. Além disso, busque fazer networking para encontrar o investidor anjo para a sua empresa.
Existem empresas que conectam investidores anjos à Startups. Você terá boas chances de aportar capital e conhecimento para a sua empresa, se estiver ocupando lugares como esses. Geralmente é só buscar no Google sobre instituições de investidores anjos, que você deve encontrar. Mas hoje destacaremos uma empresa muito conhecida: Anjos do Brasil e GV Angels. Lá você encontra os requisitos necessários e ferramentas de aprendizados para conseguir se conectar com esses investidores anjos.
Esse profissional, busca negócios que tenham tendências à inovação e a criatividade, mas na tomada de decisão, priorizam empresas que tem domínio sobre informações financeiras, e possuem mentalidade estratégica para aumentar a rentabilidade do negócio e escalabilidade.
Afinal, o investidor-anjo vai entrar com o aporte financeiro em troca de uma participação acionária minoritária, e oferecendo conselhos administrativos, e você vai entrar com o aproveitamento desses conselhos, e com uma estratégia para devolver esse investimento ao longo do tempo.
Você precisa mostrar para o investidor-anjo que você tem domínio sobre o seu negócio. Muitas vezes, ele vai exigir que você tenha domínio sobre informações financeiras e estratégicas, e vai extrair de você essas informações durante as negociações.
Já que você fisgou a atenção do investidor-anjo, você não pode perder essa oportunidade por nada! Por isso, hoje compartilharemos quais são as melhores ferramentas existentes no mercado hoje.
Esse laudo, vai dizer quanto a sua empresa vale para o mercado. Isso te ajuda a saber qual o aporte financeiro você vai solicitar para o investidor, e qual o nível de porcentagem você vai ceder para a participação desse investidor no negócio.
Importante destacar, que se sua empresa está nas primeiras rodadas de investimentos, não é interessante você ceder mais de 20% da sua empresa, pensando que se você for captar recursos no futuro, precisará ceder mais porcentagens, com risco de um dia você não ter controle sobre as decisões do seu negócio.
Mas voltando ao laudo de valuation… Essa ferramenta te traz informações financeiras sobre o seu negócio. Além disso, projeta qual é o futuro de crescimento esperado dela, através das análises de projeções futuras. Esses dados podem oferecer argumentos interessantes para sustentar a sua negociação.
Inclusive, hoje, você pode descobrir de forma gratuita qual é a estimativa aproximada do valuation da sua empresa. É claro, que não vem com as informações financeiras estratégicas para a sua rodada de investimento, mas você já consegue ter uma previsibilidade, dentro de uma margem, do quanto você pode conseguir captar com esse valuation.
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Essa ferramenta é muito utilizada para você apresentar a sua empresa para o investidor de forma rápida, trazendo os pontos altos sobre o seu negócio, dentro de uma história envolvente.
É importante destacar, que você precisa colocar somente dados que o investidor tem interesse, então não precisa munir a sua apresentação com uma overdose de dados financeiros e mercadológicos referente a sua empresa. Apenas o necessário.
Captar investimentos pode ser uma jornada desafiadora, mas ela pode ser mais fácil e rápida se você tiver as ferramentas certas.
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