Bootstrapping é um mecanismo de auto-financiamento onde os empreendedores lançam e crescem a sua startup sem ajuda de financiamento externo ou investidores.
Uma empresa que aplica a técnica bootstrapping difere substancialmente de uma empresa que recebe financiamento de investidores.
As principais características de uma empresa bootstrapping são:
1- Inicialmente a empresa é sustentada com o próprio dinheiro dos fundadores ou as receitas vindas dos primeiros clientes
2- O foco principal dos fundadores é ter uma empresa enxuta, minimizando suas despesas e sempre controlando o caixa da empresa no longo prazo.
Bootstrapping é uma forma muito eficaz de iniciar um negócio e tem as seguintes vantagens:
Quando você pega um empréstimo existe a desvantagem de pagar altos juros.
Captar investimento com terceiros, envolve o custo emocional de compartilhar o poder de tomada de decisão.
Mas o bootstrapping é uma alternativa barata que não envolve tais custos monetários e emocionais.
Uma vez que nenhuma ajuda monetária externa está envolvida no bootstrapping, o Captable não é muito diluído e os fundadores têm mais voz no processo de tomada de decisão da sua empresa.
Além disso, principalmente no começo, um dos fatores críticos de sucesso de uma startup é a agilidade. Você precisa ter a capacidade de tomar decisões rápidas e testar muitas estratégias.
Quando você capta financiamento com investidores, acaba tendo outras pessoas para dar opinião sobre o negócio.
Crescer uma empresa de forma bootstrapping envolve o uso de recursos limitados para cumprir um grande número de tarefas.
Isso estabelece uma cultura de mais criatividade, onde todos procuram maneiras de minimizar o uso de recursos em tudo o que fazem.
Aqui na StartupHero sempre utilizamos essa mentalidade. No começo não tínhamos dinheiro para comprar uma câmera da melhor qualidade.
Sobrevivemos focando em editar melhor os vídeos, ter uma qualidade boa do áudio e só depois conseguimos ter uma boa câmera.
Quando não há estresse em levantar ajuda financeira externa, os fundadores e funcionários se concentram mais no crescimento do negócio.
Além disso, o fato da empresa ter começado por conta própria e ter um “Captable limpo”, ou seja, somente os fundadores e equipe tem participação, é muito atraente para futuros investidores.
Um dos grandes problemas das startups quando crescem é o fato de já terem cedido muita participação no negócio e, em muitos casos, se cederem mais participação acabam perdendo o controle.
Mas não importa o quão bom começar o negócio de forma bootsptrapping, iniciar seu negócio dessa foram também tem muitas desvantagens:
Mesmo que você invista todo o seu dinheiro na sua empresa, talvez esses recursos não seja o suficiente. Alguns tipos de negócios, principalmente aqueles que são B2C (business-to-consumer), exigem muito capital para crescer.
Geralmente, esse tipo de capital em grande quantidade só é possível através de investimento de fundos ou investidores individuais.
Se você optar por seguir um caminho bootstrapping, pode ser melhor no curto prazo, mas no longo prazo a sua capacidade de crescer fica limitada.
Quando você segue um caminho bootstrapping, o dinheiro dos fundadores é a principal fonte de financiamento da empresa.
O grande problema disso é que, a menos que você seja um bilionário, seus recursos acabam sendo limitados e muitos empreendedores acabam contraindo dívidas pessoas para crescer a empresa.
Um caso famoso aqui no Brasil foi o do empreendedor Flávio Augusto, fundador da Wise Up, que pegou R$ 20 mil do cheque especial para criar a sua empresa. Sabemos hoje que esse movimento deu muito certo, mas na maioria dos casos não é isso o que acontece.
Quando você começa a atuar em um mercado com muita competitividade acaba precisando de muito dinheiro para crescer.
O dinheiro pode frequentemente se transformar em uma grande vantagem competitiva para seus concorrentes, o que pode representar uma grande barreira para o crescimento do seu negócio.
Existem mercado em que a empresa que tiver mais dinheiro, vai ser aquela que vai dominar.
Uma empresa que segue pelo caminho bootsprapping normal cresce através das seguintes etapas:
1- Financiamento pessoal: envolve o lançamento e crescimento de uma empresa usando o dinheiro pessoal dos fundadores ou pedindo dinheiro emprestado à família e amigos, ou ganhando dinheiro por meio de um negócio paralelo.
2 – Financiamento do cliente: neste estágio, a empresa está vendendo o suficiente para cobrir as suas despesas e financiar suas estratégias de crescimento.
3 – Financiamento externo: O estágio em que o dinheiro vindo do cliente não é suficiente para financiar a empresa e os empreendedores devem buscar ajuda de financiamento externo para escalar. Nesse estágio, a empresa deixa de ser bootstrapping.
De qualquer coisa, existem muitos casos em que a empresa nunca realmente passou do segundo estágio para o terceiro.
Ter uma equipe fundadora com habilidades complementares geralmente resulta na economia de muito dinheiro.
Se você é uma pessoa de tecnologia, a parceria com alguém bom em marketing economizará muitos custos ao promover o negócio.
É mais fácil atingir um nicho durante os estágios iniciais do negócio.
Ter menos clientes, porém mais leais, traz dinheiro de forma consistente e ajuda você a crescer.
Torne-se o grande peixe do pequeno lago antes de ir para o grande lago.
Tente tirar o mínimo possível do seu negócio.
Muitas empresas que seguiram de forma bootstrapping com sucesso nem mesmo tiraram um centavo do negócio quando ele ainda estava crescendo.
Lembre-se de que sua remuneração ainda é um custo para sua startup.
Quanto mais habilidades você aprende, mais dinheiro você economiza.
Se você não tem tanta habilidade com números, estude mais sobre finanças. Se você precisa aprender a gerenciar pessoas, estude mais sobre o tema.
O grande ponto aqui é você sempre focar nos pontos onde você tem dificuldade.
Aqui na StartupHero temos uma plataforma completa para te ajudar.
O Hero Prime é a mais completa plataforma de empreendedorismo do país, feita por empreendedores para empreendedores.
Que tal contar com a ajuda da StartupHero para tirar a sua ideia do papel e crescer a sua empresa?
Quando você segue pelo caminho bootstrapping, o seu dinheiro vai acabar rápido.
Pensando nisso, você precisa criar um modelo de receita para que possa gerar lucros o mais rápido possível.
Faça o máximo de teste no começo e encontre o melhor modelo. Siga com ele.
A maioria das empresas de sucesso como Microsoft, Dell, HP, etc. já foi uma startup que seguiu pelo caminho bootstrapping.
O maior exemplo de todos é a Apple.
Iniciada em uma garagem na década de 1970, a Apple foi fundador Steve Jobs e Steve Wozniak e foi financiada com a venda de um carro e uma calculadora.
Para não precisar tanto dinheiro, eles promoveram seu produto de maneira inteligente, inicialmente criando um burburinho em um encontro local no Homebrew Computer Club.
Esse começo possibilitou que a empresa conseguisse crescer.
Então, como você decide se precisa de financiamento externo ou segue pelo caminho bootstrapping?
Bem, você deve fazer a si mesmo estas duas perguntas:
1 – Você tem dinheiro suficiente para atender às necessidades da sua empresa por pelo menos 1 ano?
2 – A empresa pode gerar lucros suficientes para cobrir suas despesas por pelo menos 1 ano?
Se a resposta a qualquer uma dessas perguntas for sim, vá pelo caminho bootstrapping.