Passar o ponto ou vender a empresa? Qual a diferença entre essas duas negociações?
Durante a vida de um empreendedor, muitas vezes ele precisa tomar difíceis decisões.
Caso você esteja mudando de cidade, mudando de ramo ou até mesmo se aposentando, você precisa dar um destino para o ponto comercial da sua empresa.
Alguns empreendedores preferem passar o ponto, já outros acham que vender a empresa é mais vantajoso.
Por isso, no blog de hoje vamos falar sobre as diferenças entre passar o ponto e vender uma empresa!
O ponto comercial é o estabelecimento físico de um negócio. Você pode passar apenas a estrutura física, mas também pode optar por passar com os bens materiais que estão contidos no estabelecimento físico, como por exemplo: Equipamentos industriais, utensílios, mesas, cadeiras, entre outros.
O novo dono poderá mudar o nome do local, sua estrutura e o segmento. O seu interesse é o local em específico, provavelmente para fins estratégicos. Por isso, é preciso considerar que talvez a pessoa que adquira o ponto, tenha outros planos que não seja seguir com o segmento da operação anterior.
Ao passar um ponto comercial, deve-se saber que pode ser feito sendo com imóvel próprio ou alugado.
Afinal, passar um ponto comercial, não significa vender o imóvel, mas sim, transferir o direito à exploração dele. Juridicamente, existe uma lei que garante o direito ao ponto comercial. Ou seja, mesmo que o imóvel não pertença ao dono daquele comércio, o ponto comercial será pertencente.
O ponto comercial envolve uma ação de compra e venda, com ou sem os bens materiais.
Quem vende o ponto, precisa fornecer informações solicitadas pelo comprador, além das certidões negativas que são comprobatórias para ausência de ônus ou locação do lugar a terceiros.
Para realizar a passagem de um ponto comercial, é preciso cumprir o artigo 51 da Lei de Locações, são eles:
i) deve existir contrato escrito;
ii) o contrato deve ser por prazo determinado;
iii) o prazo mínimo do contrato a ser renovado deve ser de 5 (cinco) anos;
iv) o empresário deve ter exercido atividade no mesmo ramo por no mínimo 3 (três) anos ininterruptos.
A venda de empresa é um processo em que é toda a operação do negócio é vendida. É possível que os bens materiais, a marca, a carteira de cliente, o ponto comercial, os funcionários, os ônus e bônus do negócio sejam vendidos durante o processo de negociação.
Enquanto no ponto comercial, é vendido apenas a exploração do imóvel, a venda da empresa é um processo em que a operação completa da empresa pode ser negociada.
Empresas de todos os tamanhos podem ser vendidas. Inclusive, se você tem uma empresa de porte pequeno ou médio, nós criamos um blog explicando como fazer para ter sucesso na negociação.
Agora que já vimos as diferenças entre passar o comercial e vender uma empresa, vamos entender um pouco mais sobre o processo de venda de uma empresa.
Primeiro de tudo, é necessário entender que a venda de uma empresa é um processo longo. Isso porque existem dificuldades em encontrar compradores para o negócio.
Para vender uma empresa, é necessário organizar alguns documentos e fazer uma avaliação para descobrir quanto vale a empresa, para que você consiga negociar sem risco de perder dinheiro.
Logo após, você precisará fazer a captação de compradores. Hoje em dia, existem empresas que realizam essa conexão entre o comprador e o vendedor, mas é realmente um processo que não acontece do dia para a noite. Por isso, é preciso ter paciência e não desistir da venda da empresa.
Você também pode buscar por empresários da sua região, investidores ou até mesmo concorrentes, que possam se interessar em adquirir uma nova marca para expandir a base de clientes.
Caso queira ter uma estimativa de quanto vale a sua empresa, a StartupHero produziu uma calculadora gratuita que vai ter dar uma faixa de valor para a sua empresa.
É importante entender que esse valor não é definitivo. No entanto, caso sua decisão seja vender a empresa e não apenas passar o ponto, o ideal é que você contrate uma especialista em avaliação de empresas.
Assim, você terá mais segurança para bater o martelo no valor correto para vender a empresa.
A escolha de vender uma empresa ou de passar um ponto, depende da sua estratégia. Em uma negociação de venda de empresa, você negocia toda a operação que envolve o CNPJ da empresa.
Agora, passar o ponto, você só vai passar a locação imobiliária adiante. É uma relação de compra e venda pela posse temporária do espaço, analisada em contrato.
O que você prefere: Vender toda a operação ou vender o direito de explorar os recursos imobiliários do local?
Escolheu vender a empresa? A StartupHero pode ajudar você!