O plano de negócios é um planejamento que abrange todo o início de um negócio, seja ele uma empresa tradicional ou até mesmo uma startup.
O plano de negócios coloca no papel quais são as estratégias e ações necessárias para alavancar suas vendas e criar uma estrutura que seja lucrativa e viável.
Muitas pesquisas apontam a falta de planejamento como segunda maior causa de fracasso empresarial no Brasil.
Então como montar uma estrutura de plano de negócios que vá te ajudar a enfrentar os desafios de criar uma empresa no Brasil?
Se você está planejando criar um negócio, ou mesmo se já tomou essa decisão, criar um plano de negócio é uma das melhores decisões que você pode tomar antes de você de fato criar e investir no seu projeto.
Inclusive, essa deveria ser a sua principal tarefa.
Segundo a Harvard Business Review, empreendedores que realizam um plano de negócios possuem 16% de chances a mais de alcançar a viabilidade do que um negócio sem planejamento.
A verdadeira utilidade de um Plano de Negócios é ser utilizado como ferramenta de organização e consulta do empreendedor. Nele você vai conseguir:
Uma última dica que é muito válida: não faça um plano de negócios muito extenso.
Vale mais a pena ser ágil do que preciosista. Através da estrutura que vamos te passar, você em poucas horas vai conseguir criar uma estrutura que vai te guiar pelos próximos meses.
Se precisar de uma ajuda mais especializada, a StartupHero também fornece serviço de Plano de Negócios feito por especialistas.
Bom, vamos lá.
O sumário executivo nada mais é do que o resumo do seu plano de negócios.
Apesar do plano de negócios ter o seu valor mais relacionado à organização do dia a dia do empreendedor, ele também pode servir para você apresentar para potenciais investidores.
E é justamente aí que o sumário executivo vai te ajudar. Ele vai resumir os principais aspectos do plano de negócios de forma rápida, sem que você tenha que ler o plano completo.
Ele deve incluir:
Não escreva um sumário extenso! O importante é você colocar os aspectos mais chamativos do negócio, para prender a atenção do leitor.
A segunda etapa consiste na proposta de valor que a sua empresa oferece.
O valor que a sua empresa oferece para clientes é o que vai te diferenciar, e esse é um dos pontos que você deve ficar mais atento.
Como sua empresa agrega valor aos seus clientes? Como você se destaca?
Ele deve incluir:
Tenha cuidado para não extrapolar nas explicações e detalhes que você vai fazer nessa etapa. Foque nos produtos e no modelo de negócio que você planeja implementar no curto e médio prazo (até 2 anos à frente).
A terceira etapa consiste na análise do mercado o qual você está inserido.
Comece essa seção detalhando os dados sobre o mercado que você quer operar. Você vai basicamente tentar entender o tamanho do mercado, seus concorrentes e empresas as quais você poderia se inspirar (também chamadas de benchmarks).
Lembrando que ao analisar o mercado, é importante que você se limite à área geográfica a qual você pretender atuar.
Essa etapa deve incluir:
Essa seção precisa responder o seguinte: por que o seu negócio é uma oportunidade?
Com base em todos os dados de mercado que você pesquisou, você vai identificar qual é a oportunidade que você enxerga nesse setor. É um produto melhor? Qualidade do atendimento? Preço?
Como você vai fazer para você crescer e ganhar fatia do mercado?
A quarta seção do plano de negócios está relacionada à equipe.
Quando falamos em equipe, estamos falando de dois pontos principais: sócios e funcionários.
Sócios são os principais ativos que um negócio possui, especialmente nos primeiros anos de operação. Afinal de contas, no início da empresa, o negócio depende quase que inteiramente do esforço dos sócios em prol da viabilidade e evolução nas vendas.
Conforme a empresa vai ganhando corpo, você naturalmente vai contratar funcionários, que também vão ser muito importantes para você garantir que a empresa funcione de forma mais autônoma, sem a necessidade da presença física dos sócios na operação.
Você precisa saber exatamente quais são as áreas que a sua empresa precisará dar mais importância, e identificar os talentos primordiais para o sucesso do negócio. Esses talentos ficarão responsáveis pelas principais áreas.
Essa seção deve incluir:
Lembre-se que nessa seção você não só vai descrever a equipe atual e necessidade futura, como também vale a pena descrever quais vão ser os incentivos e políticas que ajudarão a reter funcionários mais importantes para a empresa.
Outro ponto interessante também para acrescentar é: por que você é uma autoridade nesse mercado? Idealmente, você deveria empreender em mercados que você conhece ou já trabalhou antes, pois isso aumenta muito as suas probabilidades de êxito.
Investidores veem empreendedores com histórico prévio no mercado como um ótimo sinal de que existe uma oportunidade. Isso vai aumentar muito as suas chances de sucesso.
O motor de uma empresa são as vendas. Você ter um bom produto ou um bom serviço não basta. As pessoas precisam saber que ele existe, e você precisa auxiliá-las no processo de compra para ser mais efetivo.
De nada adianta ter um produto maravilhoso, um plano de negócios perfeito, se o seu plano de marketing e vendas não estiverem bem ajustados e coerentes com a realidade.
Portanto essa é uma das seções mais importantes do plano de negócios, e é aonde as pessoas mais pecam ao planejar a criação de uma empresa.
Essa seção deve incluir:
Uma dica aqui é você analisar os seus concorrentes e benchmarks: o que eles estão fazendo para vender mais? Quais são os canais que eles estão mais presentes? Como é a comunicação deles?
Quanto mais você focar nos canais aonde os seus potenciais cliente estão, maior vai ser a eficiência da empresa em trazer novos clientes.
6) Plano operacional
Essa seção vai basicamente descrever o funcionamento do empreendimento. Aqui você deve descrever como que vai funcionar todo os passos e processos por trás da produção do produto ou prestação de serviço.
Ele deve responder as perguntas:
É importante você também deixar claro sobre o espaço físico e como vai ser a estrutura dele, pois esse vai ser um fator que vai aumentar consideravelmente os custos fixos e plano operacional do negócio.
Se você tiver uma planta do imóvel, vai deixar bem mais visual!
O planejamento financeiro é a seção mais importante do Plano de Negócios. Afinal de contas, é ele que vai dizer se o seu negócio é ou não viável.
O Plano Financeiro é basicamente uma projeção financeira, que nada mais é do que você fazer estimativas realistas dos resultados futuros da empresa.
Isso mesmo, estimativa. É quase uma futurologia. Para quem nunca fez isso, pode até parecer difícil num primeiro momento.
Ele deve incluir:
A nossa dica é começar pela projeção de receitas e despesas para os 12 primeiros meses. Pense primeiro em termos de vendas, quantas que você conseguiria realizar mês após mês, considerando um crescimento gradual.
Depois de entender o número de vendas que você conseguiria fazer, pense nos custos e despesas consequentes da receita (ex: salários da equipe de atendimento, impostos, marketing).
Quanto mais realista for a sua projeção financeira, menor vai ser o seu risco ao se jogar de cabeça em um novo empreendimento.
Pronto!
Agora que o seu plano de negócios está pronto, uma dica que damos é você trabalhar com alternativas, com cenários.
Isso vai fazer com que você não pense apenas em cenários realistas, mas também o que aconteceria com o seu negócio caso as coisas não funcionem como você planejou.
Não só a sua projeção financeira deve demonstrar se o seu projeto é viável, como todas as outras seções devem se comunicar e fazer sentido quando você olha o contexto geral. A oportunidade precisa ser clara, para que você corra menos riscos e enfrente menos desafios.
O seu plano de Negócios deve ser claro e responder a seguinte pergunta: vale a pena eu me arriscar e empreender? Se a resposta for sim, invista o seu tempo!