Por que supervalorizar seu valuation pode ser um tiro no pé?
É normal que donos de empresas pensem sempre no valor da sua empresa de maneira não condizente com o valor de mercado, superestimando o futuro do seu negócio.
Não saber o valor justo de um empreendimento é um grande tiro no pé no momento de captar investimentos.
A maior justificativa dos investidores ao não desejarem injetar capital em uma startup é o recebimento do valuation de uma empresa acima do valor justo.
Segundo o Pronunciamento Técnico – CPC 46: “Valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada no mercado principal (ou mais vantajoso) na data de mensuração nas condições atuais de mercado (ou seja, um preço de saída), independentemente de esse preço ser diretamente observável ou estimado utilizando-se outra técnica de avaliação.”
Deve-se considerar as características qualitativas e quantitativas para realizar a mensuração do valor justo da empresa. Características como:
- Mercado de atuação;
- Modelo de negócios;
- Projeções financeiras;
- Diferenciais competitivos.
Somente com métodos eficientes de cálculos de empresas, é possível encantar investidores. O valuation é a única forma de mensurar o valor justo de uma empresa por meios qualitativos e quantitativos. Mas afinal, o que é valuation e por que supervalorizar seu valuation pode ser um tiro no pé?
O que é valuation?
Valuation é um termo em inglês, muito utilizado por startups, para se referir à “avaliação financeira”. É uma estimativa do valor de uma empresa de forma justa e realista segundo o mercado atual.
É muito comum que empreendedores vejam seu negócio como uma fonte de ouro, capaz de solucionar a dor do mercado em que está inserido. São anos de desenvolvimento e entrega emocional e física ao empreendimento, o que gera uma expectativa totalmente irreal do seu valor de mercado.
Como o valuation é calculado com base em estimativas, históricos numéricos e dados de mercado (qualitativos e quantitativos), nem sempre uma startup possui tais dados, o que aumenta a chance do valuation ficar supervalorizado.
É necessário que o cálculo de uma empresa seja feito de forma mais imparcial possível, para que haja transparência, maior confiabilidade e senso de realidade.
Vantagens do uso certo do valuation:
Uma das vantagens do uso certo do valuation é permitir que a transação entre investidor e empresário seja feita de maneira justa e transparente. Isto permite uma maior chance do investidor não desistir de injetar capital e também de o dono da empresa não vender a empresa ou parte dela por um valor não condizente.
Ao apresentar o relatório de valuation, um investidor que queira fazer aquisição de participação na empresa consegue entender o mercado que a empresa se encontra e ter uma estimativa da sua valorização.
Uma das vantagens do uso certo do valuation e não supervalorizar seu valuation é permitir que a transação entre investidor e empresário seja feita de maneira justa e transparente. Isto permite uma maior chance do investidor não desistir de injetar capital e também de o dono da empresa não vender a empresa ou parte dela por um valor não condizente.
Ao apresentar o relatório de valuation, um investidor que queira fazer aquisição de participação na empresa consegue entender o mercado que a empresa se encontra e ter uma estimativa da sua valorização.
Qual método usar para calcular o valuation?
A criação de um valuation não é tão simples quanto parece. Isto porque, existem diversos métodos de cálculos. E usar apenas um método, não trará um resultado confiável.
Saber quais métodos utilizar para fazer um valuation exige Know-How estratégico e principalmente técnico.
Para não perder dinheiro, o dono de uma empresa precisa saber quais metodologias serão usadas no cálculo. Isto porque, o valor final encontrado varia a partir de qual método é usado.
O objetivo do valuation é ter um valor que o dono da empresa não venda abaixo do preço de mercado e um possível investidor fique atraído.
Por esse motivo é indicado contratar uma consultoria especializada em valuation. Os analistas financeiros possuem visão estratégica e técnica e conseguem criar um relatório de valor de mercado sob medida usando metodologias como: Fluxo de Caixa Descontado, Abordagem de Múltiplos, Venture Capital e Transações Pendentes.
Com ajuda de especialistas em valuation, a possibilidade de barganhar com potenciais investidores aumenta exponencialmente.
Por que supervalorizar seu valuation pode ser um tiro no pé?
Investidores visualizam diversos valuations por ano. Se a sua empresa está com um valuation que ultrapassa seu valor e solução, existe uma grande chance de o investidor encontrar uma empresa concorrente que possua um valuation com valores mais atrativos.
Por mais difícil que seja, é necessário se desprender do valor emocional que o empreendimento traz. Entender racionalmente o momento da sua empresa, fazer uma projeções financeiras realísticas e estudar a concorrência são pontos chave para saber um valor justo da sua startup.
É necessário que a negociação seja totalmente equilibrada, entendendo o momento da sua empresa para que não seja um “tiro no pé” para o dono da startup. Somente desta forma, é possível conseguir um bom investidor e continuar captando em outras rodadas. Supervalorizar seu valuation pode ser um tiro no pé!
Como a StartupHero pode te ajudar a encontrar um valor justo da sua empresa?
Elaboramos laudos de valuation com diversas metodologias de cálculos. Desta forma, conseguimos entregar um valor justo que faça com que investidores tenham interesse em injetar capital na sua startup.
A StartupHero já fez o valuation de centenas de empresas, desde as mais tradicionais como consultórios, lojas e restaurantes, até empresas mais tecnológicas como startups, empresas de criptomoedas e até mesmo canais de Youtube. Rápido, eficaz e acessível!