As estatísticas relatam que cerca de 75% das startups que recebem investimento falham, portanto, responda a essas quatro perguntas antes de procurar investimento.
Há muito espaço no mundo para empreendedorismo , mas a natureza competitiva do setor de startups não deixa espaço para um crescimento sem limites, principalmente porque a economia continua a oscilar.
Agora, mais do que nunca, é importante ser inteligente quando for empreender.
Como mentores de negócios sempre recomendamos que os novos empreendedores venham para a mesa com um plano de negócios bem pensado e de longo prazo. Agora que estamos lidando com uma situação econômica sem precedentes, insistimos que todos os empreendedores façam o mesmo.
A Harvard Business School relata que 75% das startups que recebem investimento fracassam, indicando que muitas pessoas estão entrando no jogo despreparadas.
O cenário do investimento em startups será muito diferente depois que os mercados se estabilizarem. O que não vai mudar, no entanto, é o fato de que você precisará estar preparado para qualquer coisa. Se você é um empreendedor que pensa em buscar capital para uma ideia de negócio, responda a estas três perguntas antes de começar:
Para serem realmente bem-sucedidos, os empreendedores que buscam capital para uma nova ideia devem estar dispostos a pensar fora da caixa e consultar pessoas que possam ajudá-los a aprimorar o “problema” que sua ideia ajudará a resolver.
A principal razão pela qual as startups falham é interpretar mal a demanda do mercado – isso é encontrado em 42% dos casos.
Você deve fazer sua pesquisa. Pesquise tendências e previsão de dados e consulte especialistas que podem fornecer informações.
As startups que captam investimento crescem três vezes e meia mais rápido e arrecadam sete vezes mais dinheiro do que aquelas que não focam em investimento.
Um mentor ou um treinamento que pode ajudá-lo com sua ideia e orientá-lo sobre como se concentrar e investir tempo com sabedoria pode fazer toda a diferença. É por isso que se preparar adequadamente é uma das coisas mais importantes que você pode fazer ao procurar investimento.
Você não precisa esperar para ser procurado por um mentor. Você pode ativamente buscar esse conhecimento de outras fontes caso não tenha um mentor próximo.
Busque livros, cursos e procure estar sempre aprendendo mais sobre o mercado de investimento em startups.
É muito comum querer fazer tudo sozinho e economizar o máximo possível, mas sabemos que ninguém nasceu sabendo empreender, então vale muito a pena você investir em cursos e orientações com mentores bem direcionados a captação de investimento.
Você sabia que existe um motivo para algumas empresas conseguiriam atingir faturamento bilionário como o Uber e outras não conseguirem nem sobreviver após o primeiro ano de nascimento?
É claro que podem existir vários fatores envolvidos, mas o principal fator que determina o sucesso de uma empresa é a escalabilidade.
Empresas escaláveis são aquelas empresas que conseguem crescer a sua receita de forma acelerada, sem que seus custos e despesas cresçam no mesmo ritmo.
Uma das formas que as empresas mais utilizam para conseguir a escalabilidade é focar em tecnologia. No caso de empresas como a Netflix, a empresa só conseguiu expandir porque deixou de ser um serviço “manual” (entrega de dvds) para virar uma plataforma com acesso feito através da internet.
Por conta dessa distribuição do produto de forma barata através da internet e da tecnologia, as empresas acabam investindo seus recursos principalmente em marketing, vendas e melhoria do produto.
Isso não quer dizer que somente empresas de tecnologia são escaláveis, nada disso. Para tornar a sua empresa escalável, você precisa pensar em padronizar o seu produto o máximo possível.
Então se você ainda não é escalável, não se preocupe porque isso é bem natural. O que você tem que ter em mente é que esse pensamento escalável tem que estar no seu planejamento de longo prazo e tem que ser o seu maior objetivo.
O investimento em startups acontece através do investimento em equity. O investidor, acreditando no potencial da sua empresa, vai querer se expor ao risco de deter uma participação (%) dela, tendo em vista vendê-la no futuro.
Cada estágio da sua empresa vai ter um tipo de investidor diferente, com diferentes peculiaridades, formas de abordar e pontos de atenção. O mercado brasileiro pode ser resumido na imagem abaixo:
Por exemplo: existem investidores que só investem em empresas no estágio inicial, após a validação. Essa fase de investimento é chamada de Love Capital.
Já outros investidores, esperam a empresa conquistar seus primeiros clientes e faturar alguns meses antes de aportar. Esse estágio é conhecido como Seed.
Tem também aqueles que só investem em empresas no estágio de tração, onde já estão faturando milhões de reais. Esse estágio é conhecido como Venture Capital, e é realizado por investidores mais institucionais.
Cada um desses investidores possui características específicas, e exige uma abordagem diferente.
A StartupHero é uma startup de educação que oferece muito conteúdo educativo de negócios e empreendedorismo que pode ser aplicado de maneira prática.
Se você de fato vai precisar entrar nessa fase de captar investimentos para sua empresa, recomendamos o treinamento Smart Funding.
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Você será capaz de entender a lógica de quem investe nesse mercado, como preparar a sua empresa de forma correta, como abordar e fechar negociações com investidores relevantes.
Além de 10 módulos completo, o curso possui diversos modelos prontos para usar, que vão acelerar drasticamente a sua captação de investimento.
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