O CEO é a pessoa que tem o mais alto nível hierárquico em uma empresa. E qual é o papel de um CEO em uma startup?
Ele é o responsável pelo sucesso geral da empresa e pela tomada das decisões estratégicas do negócio.
Mas quando falamos de startup, ou seja, uma empresa que ainda está em desenvolvimento, o papel de um CEO acaba sendo algo bem diferente do que em uma empresa já consolidada.
Bom, como CEO de uma startup, você tem apenas uma única missão: observar onde está gastando seu tempo. Seu valor como CEO não vem de fazer apenas uma única coisa muito bem.
O seu valor vem de ser capaz de executar uma série de coisas razoavelmente bem e, em seguida, ter a consciência de encontrar alguém melhor do que você para assumir essas responsabilidades.
Por exemplo, no começo da sua empresa é muito provável que você não tenha ninguém para cuidar da área financeira, então você mesmo vai ter que pagar as contas, emitir notas e por ai vai. Mas a medida que a sua empresa for crescendo, você vai precisar contratar alguém que seja especialista nessa área para poder ficar encarregado dessas atividades.
E o grande ponto aqui é deixar de lado o egoísmo.
Você deve sempre ser capaz de encontrar alguém que possa desempenhar uma determinada função dentro da sua empresa melhor do que você – e isso é uma coisa boa.
Muitas pessoas dizem que o CEO é como se fosse o maestro de uma empresa, mas em uma startup o CEO é uma pessoa que ocupa vários cargos temporários.
O CEO não tem escolha senão fazer qualquer papel que seja mais necessário para a empresa existir.
Ele aprende o cargo, compreende sua função e o que precisa fazer para ter sucesso, depois então ele se “demite” dessa posição e passa essas responsabilidades para outra pessoa.
O CEO treina essa nova pessoa, fornece o contexto para a melhor forma de obter sucesso nessa função e, em seguida, passa para a próxima função – e assim por diante.
Se você como CEO está indo bem fazendo essas funções temporárias e contratando “substitutos”, vai chegar rapidamente o momento em que você vai passar a ficar mais tempo recrutando pessoas para o cargo ideal do que fazendo outros trabalhos.
Como CEO, você está em única posição que pode ver amplamente as várias funções da empresa, os conjuntos de habilidades, o mercado e a base de clientes.
Essa é a sua grande vantagem “injusta”. Você não é melhor que seu time, mas certamente tem mais contexto do que seu time.
E você pode usar isso para capacitar o seu time. Pense sempre…
O que seus colaboradores precisam para ter sucesso em seus papéis? Com certeza é autonomia.
Autonomia para tomar decisões, autonomia para criar coisas novas, autonomia para agir como se a empresa também fosse deles.
Isso vai dar superpoderes para a sua equipe.
Seus colaboradores serão capazes de tomar as decisões certas e priorizar o que é mais importante sem você ter que se envolver em todas as tarefas.
E isso também vai te dá superpoderes.
Você terá tempo para se concentrar em estratégias voltadas para o futuro da empresa, em vez de focar somente no dia a dia.
Se a medida que a sua empresa crescer você ainda estiver ocupando diversos cargos, isso provavelmente significa que você já falhou de alguma forma:
· Você ainda não preencheu esse cargo específico
· Você contratou a pessoa errada para esse papel
· Você não deu autonomia suficiente
· Você não definiu claramente suas áreas de responsabilidade
Conheço muitos CEOs que lutam para deixar de lado a responsabilidade direta, ou temem deixar que outras pessoas tomem decisões. Mas isso é um erro enorme.
Basicamente, muitos CEOs e fundadores esquecem que o objetivo final é tornar-se completamente “desnecessário” para as operações diárias da empresa.
Isso parece contra intuitivo, mas acredite, sempre haverá alguém melhor do que você em todas as posições da sua empresa. E você deve estar animado para contratar pessoas que sejam mais inteligentes, mais especializadas do que você em cada setor da empresa.
Elas vão te fornecer o tempo “livre” (e espaço na cabeça) para orientar a empresa o para o sucesso.
Usando esse método de “se demitir” de diferentes papéis a empresa continuará crescendo.
À medida que ela cresce, novas responsabilidades e desafios surgirão, e você terá que repetir o processo de colocar as pessoas certas no lugares certos mais uma vez.