Cada empresa mensura seu crescimento adotando diferentes indicadores.
Muitos donos de empresa medem seu valuation apenas quando querem vender sua empresa ou conseguir investimentos.
O que muitas pessoas acabam esquecendo é de usar o valuation para mensurar o crescimento de uma empresa anualmente e a partir daí criar estratégias que façam cada vez mais aumentar seu valor.
A gestão baseada em valor é uma metodologia que tem o foco no crescimento de uma empresa a partir do seu valuation, tendo como ponto central sempre otimizar processos gerenciais a fim de a cada 12 meses ter um valuation maior do que no ano anterior.
O motivo pelo qual é indicado que se faça um novo valuation a cada ano é para acompanhar o quanto o valuation de uma empresa cresceu e a partir daí, verificar se as estratégias tomadas foram adequadas ou precisam ser repensadas.
Só é possível tomar boas decisões empresariais tendo informações e dados.
Neste post, você vai entender sobre como aumentar o valuation da sua empresa com a gestão baseada em valor!
Valuation é um relatório de valor justo de mercado de uma empresa. Para chegar a um valor justo, é feito o cálculo com base em diversos métodos.
Os métodos de cálculo do valuation mais utilizados são:
Se você deseja vender seu negócio e seus ativos, começar ou terminar uma sociedade, ou captar investidores, você precisa ter um valor como base para cada tipo de negociação.
Como falado anteriormente, o valuation estende seu uso nas razões acima.
O valuation pode ser o ponto de partida para criação de estratégias gerenciais mais assertivas para o crescimento de uma empresa e permite o acompanhamento dos resultados destas estratégias.
A gestão baseada em valor tem como objetivo estabelecer estratégias para o crescimento do valuation de uma empresa.
O empreendedor que opta por esta metodologia, têm a visão da sua empresa a longo prazo. Ou seja, seu foco não é somente na lucratividade e no valor de mercado atual e sim em ter estratégias que otimizem todos os setores da empresa para que cada ano seu valuation cresça.
Muitos empresários, principalmente de empresas em fase inicial no mercado, não pensam na venda da empresa ou na saída de um sócio.
Mesmo que haja uma dissolução societária ou venda da empresa daqui a 1 ano ou 30 anos, entender o valor justo da sua empresa no momento te permite traçar objetivos de crescimento que irão impactar no momento que isto ocorrer. Caso não ocorra, você também estará beneficiado para captar investimentos futuros.
O ideal é que já se saiba desde o início o valuation do empreendimento para que estratégias assertivas sejam postas em prática.
Esta gestão foca na capacidade de uma empresa de gerar caixa e crescer ano após ano.
Com esse modelo, o aumento do valuation é o ponto central para a gestão. Logo, os indicadores de valor são KPIS essenciais.
Outros indicadores como custos, tributos, faturamento e patrimônio líquido não possuem a mesma importância quanto saber se o valuation aumentou ou não.
Sua avaliação é baseada no valor dos ativos intangíveis. Valores que quase nunca aparecem na contabilidade.
Como a premissa da gestão baseada em valor é sempre aumentar o valor da empresa, existem diversos benefícios vindos deste tipo de metodologia. Confira alguns deles:
Podemos destacar também que para aumentar o valuation, é necessário investir nos ativos de uma empresa. Logo, investindo em algumas frentes da empresa, colaboradores, funcionários, investidores e fornecedores saem ganhando.
Confira as cinco principais características que agregam valor a sua empresa:
Esta é uma parte da receita de uma empresa que provavelmente poderá ser contada no futuro. E é um fato inegável que investidores valorizam visibilidade financeira e maior sucessão ao crescimento de uma empresa.
A sua base de clientes pode ser usada como um dos drivers de valor para monitorar o crescimento da sua empresa.
Ter uma base de clientes grande e diversificada atrai mais atenção dos investidores do que uma base pequena. Por exemplo, se três clientes seus são responsáveis por mais da metade da receita da sua empresa, um comprador poderia ficar preocupado com a possibilidade desses três clientes deixarem de ser clientes no momento da venda da empresa. Isto impactaria negativamente as receitas e os fluxos de caixa.
Warren Buffet, um dos maiores investidores do mundo, criou o termo “economic moat”, no qual se refere ao seu desgosto por empresas que não produzem produtos com diferenciais em relação à concorrência. Todo produto que é exclusivo, Buffet chama de “economic moat”, ou vantagem competitiva.
Uma empresa que tem maior competitividade consegue proteger seus lucros a longo prazo e sua participação de mercado com a concorrência.
A gestão e contabilidade da sua empresa devem ser passíveis de provas e reconciliações. Isto significa, ter controles financeiros sólidos que ajudem a mostrar a força da sua empresa.
Concluindo, mesmo os empreendedores que não desejam vender, por ora, suas empresas devem criar estratégias que aumentem a cada ano o seu valuation.
Somente fazendo o valuation anualmente, é possível verificar se todos os processos gerenciais implantados foram bem sucedidos ou não.
Foque em processos de negócios, visibilidade de receita, diferencial mercadológico e fluxo de caixa recorrente. Uma gestão baseada em valor visa aumentar o valuation de uma empresa e não somente o fluxo de caixa atual.
Para que você controle a valorização da sua empresa, o ideal é que um avaliador isento ateste qual é o valor de mercado justo do negócio de forma anual.
Assim você entenderá a evolução do negócio e saberá qual é a melhor janela de oportunidade para fazer operações de venda da empresa ou captação de investimento.
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