Muitos setores foram atingidos pela crise econômica causada pela pandemia. Muitas pequenas e médias empresas tiveram queda em seus faturamentos, o que ocasionou um excesso de dívidas.
Dados levantados pelo Serasa Experian relatam que mais de 6 milhões de empresas encontram-se inadimplentes.
Se esse é o caso da sua empresa, a possibilidade de vender seu empreendimento pode ter se tornado uma realidade e neste momento surgem duas indagações: é possível vender uma empresa inadimplente? E como vender uma empresa com dívidas?
Temos uma boa notícia: Sim, é possível vender uma empresa com dívidas! Entretanto, é necessário se atentar a algumas recomendações que faremos neste post que irão te ajudar ao longo de todo este processo.
A grande dúvida do empreendedor nesse momento de venda da empresa, é se a dívida é responsabilidade do vendedor ou do comprador.
A verdade é que a maioria das dívidas são de responsabilidade do comprador, como são quase 100% dos casos de dívidas fiscais ou trabalhistas.
Já no caso de dívidas cíveis (prestadores de serviço, fornecedores, terceirizados, bancos), vai depender de alguns fatores. Apesar do código civil deixar claro que todas as dívidas cíveis contabilizadas previamente à venda, são de responsabilidade do comprador, há uma exceção.
No primeiro ano após o negócio concretizado, por conta da responsabilidade solidária do comprador e vendedor, é possível que caso a empresa seja executada judicialmente, e ambos sejam réus no processo.
E caso o vendedor não contabilize uma dívida cível específica antes da venda da empresa, a responsabilidade do pagamento é do vendedor.
E isso nos leva à primeira dica para vender sua empresa com dívidas.
O primeiro passo a se fazer é saber o valor exato de todas as dívidas e a quem a empresa deve.
Sem definir com clareza todas as inadimplências, você não conseguirá nem ao menos definir o preço e a forma de pagamento do seu empreendimento de forma justa.
Nesse momento, você deverá listar todas as dívidas cíveis (comuns), fiscais e trabalhistas.
Ou seja, bancos, fornecedores, prestadores de serviço, tributos atrasados, processos trabalhistas. Enfim, todas as obrigações que a sua empresa possui com terceiros.
Lembrando que caso você se esqueça de alguma dívida, você será responsável pelo pagamento da mesma depois.
É importante também que todas essas dívidas estejam contabilizadas corretamente nas suas demonstrações contábeis, para os devidos efeitos da lei.
Caso possível, é interessante também retirar certidões negativas para comprovar a inexistência de certos tipos de dívidas da sua empresa.
É muito mais fácil atrair investidores para uma empresa com dívidas, caso ela esteja sendo negociada por um valor abaixo do mercado.
A atratividade de uma empresa com passivos maiores do que os ativos e com valor de mercado relativamente alto é quase nula.
É importante frisar que existem muitos compradores que se interessam por empresas com muitos débitos devido ao seu baixo valor de mercado, marca consolidada e pelos seus ativos. Isto porque, eles priorizam o fato de o empreendimento já ter bons funcionários, clientela formada e bons equipamentos.
A ideia por trás desses tipos de compradores é tentar reverter a situação da empresa, para torná-la lucrativa e sem dívidas no longo prazo, pagando mais barato no curto prazo.
Muitos donos de empresas focam muito na negociação da venda e quase nada no acompanhamento da transição da empresa.
Isto é um grande erro, porque segundo a lei o antigo dono continua parcialmente responsável pelos débitos cíveis da empresa pelo prazo de um ano após sua venda.
Ser responsabilizado pelas dívidas da antiga empresa está longe dos planos de quem tanto se esforçou para encontrar um comprador para sua empresa.
Faz parte da transição atentar também para os funcionários, para que os mesmos não sofram com a mudança de donos.
Até mesmo porque se for comprovado uma fraude durante o processo de transferência de donos, o antigo proprietário responde em conjunto com o novo proprietário as dívidas trabalhistas. Logo, se vê necessário estar ciente da legislação trabalhista e fiscal.
Como citado anteriormente, é importante que o antigo dono esteja presente na transição da empresa, para transferir o conhecimento e processos do dia a dia para o novo dono.
E isso pode ser benéfico financeiramente para o mesmo. Um exemplo: ao acompanhar de perto a nova rotina do comprador de uma empresa e auxiliá-lo nessa nova jornada, muitos antigos proprietários são remunerados para isso durante esse período transitório.
Isso também vai minimizar as chances da empresa não conseguir honrar com suas dívidas, e acabar sendo réu de um processo por conta da responsabilidade solidária das dívidas cíveis.
Neste momento, é crucial que você inclua em um contrato suas dívidas, seus bens, valores e tudo referente a empresa que está sendo vendida, de forma detalhada.
Também deve ser detalhado especificamente quem será responsabilizado pelas dívidas, assim como idealmente deve ser inserido cláusulas que resguardem o comprador.
Um exemplo disso é estabelecer garantias reais do vendedor caso alguma dívida não conhecida seja cobrada da empresa.
Não é fácil vender uma empresa com dívidas, mas agindo com transparência o comprador constrói um laço de confiança com o vendedor.
De fato, uma empresa com muitas dívidas só conseguirá ser vendida se for determinado um preço de venda inferior do que se não houvessem os débitos.
Mas afinal, qual o valor exato da empresa com dívidas, se mesmo sem dívidas esse já é um cálculo complexo de se fazer?
A única maneira de saber o valor justo de uma empresa para negociação, seja ela uma empresa com muitas dívidas ou não, é com o valuation.
Mas afinal, o que é valuation?
Valuation significa avaliação de empresas, ou seja, é um relatório financeiro que avalia o valor justo de venda da sua empresa, de acordo com os resultados da sua empresa, ativos, passivos e situação econômica no momento.
O Valuation é uma técnica usada para estabelecer um preço justo da empresa para início das negociações entre comprador e vendedor, pois não tem viés e usa os dados financeiros e aspectos qualitativos da empresa como base para o cálculo.
Compradores de empresas com dívidas precisam ter bons atrativos para que a compra chame mais atenção do que os débitos pendentes. Uma boa estratégia é utilizar o laudo de valuation para comprovar o valor do negócio e tornar as negociações mais fáceis.
Muitos investidores pensam em comprar empresas inadimplentes para reestruturá-las e futuramente vende-las por um preço maior do que o comprado.
A StartupHero é especialista em avaliação de empresas (valuation). Nossos especialistas conseguem calcular o valor atual da sua empresa e suas projeções futuras.
Com o valuation em mãos, você consegue destacar não somente o presente, mas também uma boa previsão de quanto o comprador pode ter de lucratividade no futuro.
Destacar positivamente a previsão mercadológica de uma empresa, é uma ótima tática de atratividade para compradores.