O Shark Tank pode ser um dos maiores programas de empreendedorismo que a gente tem aqui no país, mas a grande realidade é que a pior coisa que você pode fazer para a sua startup é participar desse programa.
Eu sei que o título desse artigo parece ser bem Clickbait, mas ele não é.
Nesse artigo eu vou te provar isso por A + B e eu duvido que depois de ler isso, você não vai concordar comigo.
O Shark Tank é aquele programa onde empreendedores expõe a sua ideia de negócio, na esperança de receber um investimento de empresários bem-sucedidos.
Basicamente, você fica de frente com grandes empreendedores e investidores de sucesso e tenta convencê-los a investir na sua empresa.
Esse é um formato muito dinâmico, porque de uma só vez você consegue ter acesso a diversos investidores que talvez você não conseguiria de forma fácil.
A origem do programa está em um reality show japonês chamado Dragon’s Den, que foi exportado para vários locais do mundo e fez muito sucesso na Inglaterra.
Não demorou para que o formato fosse levado aos EUA, sobre o nome Shark Tank e foi um enorme sucesso.
O nosso país tem uma grande tradição de tropicalizar e adaptar reality shows de sucesso e com o Shark Tank não seria diferente.
O Shark Tank Brasil estreou em outubro de 2016 e rapidamente conquistou os telespectadores.
Foi a primeira vez que o mundo do empreendedorismo e, mais especificamente, o mundo do Venture Capital foi retratado na televisão, mostrando como são feitas as negociações de investimento.
A formação inicial do programa contou com empresários de renome como João Appolinário (fundador da Polishop) e Robinson Shiba (China in Box). Também estavam presente no time Cristiana Arcangeli, Camila Farani e o cantor Sorocaba.
O programa conta com várias temporadas e a formação de investidores está sempre sendo atualizada e conta com Caito Maia (Chilli Beans) e já passaram por lá Rorberto Justus e Luiza Helena Trajano.
Com esse seleto grupo de empresários, pudemos conhecer um pouco mais sobre o que esses investidores querem ver em uma empresa e como se preparar para uma conversa importante como essa.
Quando um empreendedor vai apresentar para os tubarões, como são chamados os investidores, ele precisa definir de quanto investimento precisa e quanto está disposta a ceder participação na sua empresa.
Exemplo: Ele pode buscar um investimento de R$ 400 mil e está disposto a ceder 10% da sua empresa.
E é nessa parte que a negociação começa.
O empreendedor precisa definir muito bem esses dois fatores (Valor do investimento e Participação).
Os tubarões, por regra do programa, não podem diminuir o valor que o empreendedor está procurando. Ou seja, se você busca R$ 400 mil, eles não podem te oferecer R$ 100 mil.
Mas, por outro lado, a participação que a empresa está oferecendo pode ser modificada. Se o investidor achar que a participação está muito baixa (10%), pode te fazer uma contraproposta, 50% por exemplo.
De um lado temos o empreendedor tentando receber o investimento com a participação que está oferecendo e do outro temos os investidores querendo colocar dinheiro na empresa, mas podendo alterar a participação que vão pegar no negócio.
E é nesse ponto que mora o problema.
O Shark Tank é um programa de enorme sucesso e que tem contribuído muito para tornar o empreendedorismo algo popular, mas a versão brasileira do programa possui um problema muito grande.
Os investidores que estão no programa são verdadeiros tubarões e isso não é no bom sentido.
Vou te dar um exemplo.
Tem um episódio em que aparece um empreendedor que criou uma startup de armazenamento de vídeos.
Era basicamente um software parecido com um Dropbox e Google Drive, onde você consegue armazenar arquivos de forma digital.
Esse empreendedor procurava um investimento de R$ 600 mil por 15% da empresa dele.
Ou seja, ele estava propondo o valuation (valor de mercado) de R$ 4 milhões para a sua empresa, basta fazer a regra de 3.
Ele foi negociando com os investidores e no final acabou aceitando uma proposta de R$ 600 mil por 40% da empresa.
Você deve estar pensando, ótimo, ele conseguiu os R$ 600 mil que queria. Mas não é bem assim, deixa eu te explicar uma coisa.
Por muito tempo, nós sócios da StartupHero trabalhamos com captação de investimento para startups. Chegamos a analisar mais de 4 mil empresas e captar mais R$ 30 milhões em investimento para essas startups.
Uma coisa que aprendemos foi o seguinte: uma empresa de sucesso pode precisar de uma rodada de investimento para apoiar seu rápido crescimento.
As startups, geralmente, fazem uma primeira rodada depois de ter feito o MVP (primeira versão do produto), depois fazem outra rodada para conseguir escalar o produto, crescer o time e por ai vai.
Essas rodadas servem para alimentar o crescimento da empresa. Mas por que eu estou contando essa história toda?
Porque quando esse empreendedor aceitou o investimento de R$ 600 mil por 40%, ele limitou a capacidade da empresa de fazer novas rodadas e, consequentemente, a capacidade de crescer.
O problema aqui não é o investimento de R$ 600 mil e sim a participação de 40% que ele cedeu.
Calma que eu vou te explicar melhor isso.
Imagina que essa empresa pegou o investimento e utilizou no seu dia a dia. Cresceu a empresa, contratou novos funcionários e fez tudo que podia com esse recurso.
Uma hora esse investimento vai acabar. E vou te falar, acaba mesmo, faz parte do jogo. Não é dinheiro infinito.
Para avançar agora para o próximo nível, a empresa acabar precisando captar mais investimento.
Então o empreendedor vai correr atrás de investidores e consegue pessoas interessadas em aportar recursos na empresa.
Não vamos nos concentrar aqui no valor do investimento e sim na participação que ele vai ceder. Imagina que ele faça uma rodada em que ele vai ceder, por exemplo, 20%.
Você reparou o que aconteceu aqui?
Primeiro ele cedeu 40% da empresa e agora cedeu mais 20%. Ou seja, ele perdeu mais de 50% de participação na empresa.
E sabe o que isso significa? Você deixa de ser o dono (controlador) da sua empresa.
Isso mesmo. Você passa de empreendedor para empregado!
Você não terá mais controle, não vai poder mais conduzir a empresa da sua forma, vai precisar se reportar a um novo chefe.
Esse é o pesadelo de todo empreendedor.
Bom, eu quero abrir um parêntesis aqui:
Os investidores que estão no Shark Tank Brasil são pessoas incríveis, têm muito sucesso e merecem todo o respeito. Mas o formato do programa e essa ganância de pegar a maior participação possível do empreendedor vai matar as empresas.
A mordida dos tubarões pode doer mais do que você imagina.
Quem cede tanta participação no começo assim, pode seguir apenas dois caminhos:
1 – Ou você vai ficar super desanimado pelo fato de não ser mais o dono da sua empresa e vai desistir.
2 – Ou você não vai conseguir fazer novas rodadas de investimento porque já cedeu participação demais e a consequência disso é que a empresa vai morrer, ou ficar estagnada.
Eu procurei a empresa que aparece nesse episódio específico do programa no Linkedin e não encontrei nada.
Procurei também o site e não encontrei nada. Procurei pelo Linkedin do empreendedor e não existe nenhuma menção da empresa.
Provavelmente, a empresa fechou! Ou seja, todo o investimento foi perdido.
A característica principal de uma startup é você conseguir crescer a empresa de forma acelerada.
E você só consegue isso fazendo mais de uma rodada de investimento.
Olha o caso do Uber, a empresa fez 27 rodadas de investimento antes de abrir o capital na bolsa. Agora, imagina o que teria acontecido se a Uber tivesse cedido tanta participação assim no começo.
O negócio não iria existir!
Então, principalmente no começo da sua empresa, você precisa ceder a menor participação possível. Em uma primeira rodada de investimento o mais saudável é você ceder até 15%, nada além disso.
Quanto mais rodadas você faz, vai aumentando a fatia que os investidores pegam. Um fundo, por exemplo, geralmente pega 20% a 30% de uma empresa.
Mas se você chegar para captar investimentos com um fundo e não tiver mais o controle da sua empresa, pode esquecer. Não vai ter rodada, pois ter o controle da empresa é um pré-requisito para fundos de investimento!
O conceito do Shark Tank Brasil é muito bom, mas o fato de você ceder tanta participação assim no começo do negócio é muito prejudicial, e você precisa evitar isso.
É claro que existem casos em que os tubarões pegam menos participação, mas o que eu vejo é que eles sempre querem pegar o máximo possível e isso é ruim.
Até para eles mesmos como investidores.
Quando você investe em uma startup o seu objetivo é que a empresa faça novas rodadas e cresça para que um dia possa ser comprada.
Se você pega uma fatia muito grande da empresa e limita esse crescimento, como isso vai acontecer?
Os investidores que fazem isso estão dando um tiro no próprio pé. É por isso que eu afirmo, o Shark tank é uma furada!
Você vai estar na frente de investidores que vão tentar pegar o máximo de participação da sua empresa, e como você precisa de dinheiro, vai acabar aceitando.
Se o seu objetivo é captar investimento para sua startup de forma saudável, sem ceder uma participação muito grande para investidores, nós podemos te ajudar.
A StartupHero é uma assessoria completa para startups que estão em busca de investidores. Com nossa expertise, já ajudamos mais de 90 startups a captarem mais de R$ 40 milhões em investimento.
Nossos serviços ajudam startups a maximizar suas chances de atrair investidores, com materiais e estratégias que vão economizar seu tempo e impressionar investidores:
Valuation – conheça o valor de mercado justo do seu projeto, startup ou empresa, através de um relatório feito sob medida pela nossa equipe, que já avaliou mais de 500 empresas.
Pitch Deck – nossos redatores e designers vão trabalhar lado a lado com sua empresa para criar a apresentação para investidores mais otimizada e atrativa possível, em formato PPT e PDF.
Curso de captação de investimentos SmartFunding – Acesso ilimitado ao curso de especialização, onde você aprende todos os hacks e insights práticos sobre captação de investimento para startups.
Tem interesse em entender mais sobre como esse pacote pode ajudar a sua startup a conseguir investidores? Clique no botão abaixo e converse com um dos nossos especialistas no Whats App para conhecermos melhor o seu projeto.
4 Comments
Perfeito!!
É exatamente isso!!!
Parabéns 👏👏👏
Argumento totalmente válido!Acredito que 50% das empresas negociadas no Shark tank tiveram as portas fechadas,por motivos de descontrole futuros.
Concordo plenamente.
Vejo que o empreendedor fica deslumbrado com os sharks e acaba perdendo o foco do seu objetivo. Acham que estão fazendo um bom negócio, porém, depois vem o arrependimento…
não entendo nada de empresa e essas coisas (não sei nem o que é startup), atuo em área totalmente diferente (sou advogado atuante no direito constitucional e administrativo de servidores públicos [PAD, MS, MI, ADPF]), mas esse caso em especial me chamou atenção e comecei a pesquisar… Como pode um negócio tão duvidoso ser aceito por um empresário dado como “sucesso”? Achei interessante seu texto, muito didático para quem está nessa área, fiquei com um monte de dúvida kkkk mas estou aqui apenas pelo prazer de ler e me informar sobre fatos, parabéns pelo texto, se eu te conhecesse, acredite, sentaríamos em um restaurante e te encheria de pergunta até vc se zangar, apenas pelo prazer de aprender kkkk, enfim, belo texto, didática, contexto e organização gramatical. Abraço!