Quando você está no processo de vender a sua empresa ou captando recursos com um investidor, sempre surge uma dúvida: Quanto vale a minha empresa?”
Responder a essa pergunta é fundamental para poder ter sucesso na sua negociação.
Muitos negócios são perdidos porque a parte compradora e a parte vendedora não chegam a um acordo sobre o valor da empresa.
O comprador, na maioria das vezes, vai tentar pagar o menor valor possível nessa operação. Já o vendedor vai tentar ao máximo valorizar a sua empresa e obter o maior valor.
Como chegar em um acordo?
O que faz tanto comprador quanto o vendedor concordarem em uma negociação é o famoso valuation.
Vamos entender um pouco mais sobre como funciona essa técnica.
Valuation é um termo muito utilizado no mercado para dar nome a técnica de avaliação de empresa, com a finalidade de estimar o seu preço justo.
Em outras palavras, quando você faz o valuation de uma empresa está estimando qual é o preço justo a ser pago por ela, levando em consideração o mercado.
Em algumas situações saber o valor da sua empresa será indispensável. Por isso, o processo de valuation é muito utilizado em casos como:
1 – Possibilidade de vender a sua empresa
2 – Venda da sua participação para um terceiro
3 – Proposta de aporte financeiro feita por investidor
4 – Fusões e aquisições
5 – Inventário
6 – Divórcio e separação de bens
7 – Calcular o valor justo de ações da Bolsa de Valores
Se você está passando por algum dos processos citados acima, você precisa saber quanto vale a sua empresa.
Essa avaliação vai ter ajudar a fazer com que esse processo corra da melhor maneira possível, trazendo o valor justo da sua empresa e sendo na maioria das vezes aceita pela parte compradora ou vendedora.
Calcular o valor justo da sua empresa não é fácil.
O valuation exige uma série de premissas que vão desde dados quantitativos como projeção de receita e fluxo de caixa até dados mais qualitativos como expectativa de mercado e a equipe que comanda a empresa.
Equilibrar esses dois fatores (quantitativo e qualitativo) exige um alto grau de imparcialidade. Se você optar por fazer o seu próprio valuation vai acabar dando um peso muito alto para um desses fatores, na maioria das vezes para o qualititativo.
Podem ocorrer situações em que mesmo a sua empresa não tendo números muitos altos, você vai tender a aumentar o seu valor devido a equipe que está por trás do negócio.
Por isso, investidores e pessoas interessadas sempre solicitam que o valuation seja feito por uma empresa terceira especializada. Esses especialistas vão retirar todo o viés que existe na análise e oferecer um laudo condizente com o mercado, equilibrando os fatores quantitativos e qualitativos.
Existem muitas técnicas de valuation no mercado e nem todas elas servem para todo tipo de empresa.
Por exemplo, uma técnica que é usada para calcular o valor de um canal de Youtube, não pode ser a mesma técnica que é usada para calcular o valor de um consultório médico.
As duas realidades são completamente diferentes: o canal do Youtube faz dinheiro através de engajamento e audiência. Já o consultório médico presta um serviço e ganha dinheiro por cada consulta.
O ideal ao fazer o valuation é entender qual é o tipo de empresa que está sendo avaliada e aplicar a técnica que faz sentido para essa empresa.
Existem 3 técnicas de valuation que são muito utilizadas pelo mercado: Fluxo de Caixa Descontado (DCF), Múltiplos de Mercado e Método Venture Capital.
Essa é certamente a técnica de valuation mais utilizada no mundo e muitas pessoas até acham que Fluxo de Caixa Descontado é sinônimo de valuation.
A fórmula para calcular o Fluxo de Caixa Descontado é a seguinte:
Parece complicado essa fórmula? Não se preocupe, vamos explicar um pouco mais.
Simplificando, para utilizar a técnica do Fluxo de Caixa Descontado você precisa estimar qual vai ser o lucro da empresa ao longo de um período, por exemplo 5 anos. Depois disso, você vai estimar um crescimento perpétuo a uma taxa de crescimento pequena.
Depois disso, você tem que estimar quanto esse lucro valeria hoje. Para trazer esse número a valor presente, você utiliza uma taxa de desconto, que vai ser variável conforme o risco do mercado, nível de endividamento e alguns dados macroeconômicos.
Ao utilizar essa técnica você terá uma ótima estimativa de quanto vale a sua empresa. O grande problema é que o Fluxo de Caixa Descontado exige uma série de premissas que nem sempre são fáceis de estimar.
1 – Analisar o histórico financeiro passado da empresa;
2 – Realizar projeções realísticas de lucro futuro;
3 – Estimar a taxa de desconto apropriada para trazer o fluxo a valor presente, geralmente utilizando o modelo CAPM;
4 – Estimar taxas de desconto secundárias, relacionadas ao porte e falta de liquidez da empresa.
Essa é uma técnica que dificilmente será 100% compreendida em apenas um artigo, e simplesmente não dá para fazer de forma rápida e simples.
Existe a necessidade de compreensão prévia de conceitos de economia e contabilidade para aplicar essa técnica de Valuation da maneira correta, sem chegar a um valor muito baixo ou muito alto para a sua empresa.
Outra técnica muito utiliza para estimar o valor de uma empresa é a técnica de Múltiplos de Mercado. Costumamos chamar também essa técnica de “Comparação”.
Quando você deseja comprar um produto, um computador por exemplo, você faz uma pesquisa de preços. Você vai até uma loja, depois olha em outra e talvez até busque uma terceira.
Olhando essas 3 lojas você sabe que em média um computador custa R$ 2.000, por exemplo. Essa é a mesma premissa utilizada nessa técnica, com a diferença que você precisa adicionar o múltiplo.
Basicamente, você vai analisar empresas similares a sua no mercado e que tenham recebido investimento ou tenham sido compradas. Analisando essas empresas similares você precisa entender qual é foi o múltiplo utilizado.
Exemplo: A Ambev comprou uma cervejaria artesanal e pagou 13x o seu lucro líquido anual no processo.
Sabendo esse múltiplo de 13x, você pode pegar esse número e multiplicar pelo seu lucro líquido atual e encontrar o seu valuation.
Se o seu lucro líquido anual girar em torno de R$ 150 mil, por exemplo, o seu valuation vai ser R$ 150 mil x 13, o que resulta em R$ 1,95 milhão.
Essa técnica acaba sendo mais simples que o Fluxo de Caixa Descontado, mas apresenta alguns pontos de alerta: você precisa encontrar empresas semelhantes à sua em termos de mercado, tamanho e receita, não adianta simplesmente comparar a sua empresa com o Uber (por exemplo).
Alguns pontos sobre esse método:
1 – É muito difícil encontrar esses dados de múltiplos abertos publicamente;
2 – É preciso fazer a comparação com mais de uma empresa, pois apenas 1 comparação pode trazer valores imprecisos em relação ao valor justo que é praticado no mercado.
Essa técnica é a mais simples de ser utilizada, porém é uma técnica que olha apenas para o “passado” da empresa.
Por conta disso, não recomendamos que você o utilize de forma exclusiva ao avaliar o valor justo de uma empresa.
De qualquer forma, o resultado é o valor mínimo que a empresa vale, e o cálculo é bem simples:
VALOR PATRIMONIAL = ATIVOS – PASSIVOS
A empresa nessa metodologia é avaliada pela diferença entre os ativos (bens e direitos) menos os passivos (obrigações e dívidas).
O problema é que essa técnica basicamente reduz a empresa a algo estático, olhando apenas o seu patrimônio que foi construído até hoje e não considerando, por exemplo, a geração de lucro futura.
Por conta disso, muitas vezes essa técnica é chamada de valor de liquidação.
Essa é uma técnica comumente utilizada para dissolução total de sociedades, ou empresas que não tem perspectivas de se manter lucrativas.
O ideal ao avaliar uma empresa, tendo em vista encontrar o seu valor justo, é utilizar várias técnicas de valuation, priorizando sempre as mais provadas ao longo do tempo.
Dizemos isso porque o valuation resultante de cada uma das técnicas terá um valor diferente (até 80% de diferença), além de observar perspectivas diferentes de um negócio.
Em ordem de aceitação e uso mais frequente, elencamos as técnicas:
Por último, basta aplicar uma média simples ou ponderada para chegar a um valor de negócio justo para sua empresa, sob diferentes perspectivas.
O ideal nesse processo é contratar um avaliador de empresas terceiro e sem viés na análise da empresa, tendo em vista chegar a um valor neutro e justo, tanto para compradores ou vendedores da empresa.
As técnicas de valuation mostram qual seria o “preço justo” da sua empresa caso você queira vender ou comprar um negócio, receber investidores ou novos sócios, ou mesmo outros processos como divórcio (comunhão de bens) e inventário.
Fazer o valuation você mesmo pode ser uma grande dor de cabeça, pois você precisa ter uma série de informações e premissas que não estão disponíveis publicamente para consulta, além de ter o risco de você mensurar um valor muito baixo ou muito alto para a empresa, que pode prejudicar em negociações.
O ideal em casos que você precise de valuation é contratar os serviços de uma empresa especializada. Além de ter o resultado feito de uma forma fácil, você ainda vai transmitir confiança para o comprador por ter um laudo feito por uma empresa isenta e imparcial, que não vai apresentar nenhum viés na avaliação.
Aqui na StartupHero já fizemos valuation de centenas de empresas, desde empresas mais tradicionais como consultórios, lojas e restaurantes, até empresas mais tecnológicas como startups, corretoras de criptomoedas e até mesmo canais de Youtube.
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7 Comments
Boa tarde,
Estamos em processo de entrada de sócio em nossa empresa e gostaria de saber como funciona/valores para entrada do mesmo.
Atenciosamente
Gabriel
Boa maneira de saber o valor de uma empresa
Bom dia !!!
Tenho uma empresa de Atacarejo na área de paisagismo/jardinagem, a empresa tem 4 anos e meio e fui procurado por uma pessoa que quer aportar capital, fizemos um ebitida de 2 meses agosto e setembro/2021 e chegou-se a uma proposta aceita, porém passou-se 6 meses e os contratos ainda não foram assinados, agora após uma baixa nos últimos meses, esse sócio investidor quer revisar os valores para ver se a proposta lhe convém, como devo agir?
E ai Bruno!
Nesse caso, o ideal é você sempre estabelecer prazos e objetivos concretos ao negociar com o investidor. A melhor forma de fazer isso é conversar com outros investidores, e demonstrar que há o risco do investidor ficar de fora. Em relação à baixa, sempre prezamos por avaliar empresas com base no Ebitda ou Lucro Líquido PROJETADO (de forma realista, claro), tendo em vista mitigar a análise de meses ruins e/ou sazonalidade. Além disso, corre o risco de você estar avaliando sua empresa por um valor muito baixo, 2 meses de Ebitda não representam quase nada do valor de uma empresa.
Se quiser ajuda com essa sua situação, pode enviar um e-mail para contato@startuphero.com.br, para entendermos mais sobre sua empresa e como podemos te auxiliar nesse processo.
Você mencionou 5 anos de resultados trazidos a valor presente, no caso do método de fluxo de caixa descontado. Este período é meio que convencionado? Oscila em relação ao segmento de negócios da empresa? Por que não 8 ou 10 anos?
No geral a projeção fica em torno de 5-6 anos, pois muito mais do que isso acaba sendo um “chutômetro” muito grande, há muita imprevisibilidade. Caso você vá fazer o valuation de projetos de longuíssimo prazo (ex: usinas de energia eólica), você poderia fazer uma projeção maior, de 8 a 10 anos, pois esses são projetos que geram vão gerar fluxo de caixa ao longo de muito tempo e são mais previsíveis. De qualquer forma, não existe certo nem errado, o importante é que a projeção financeira seja bem realista e represente as condições de mercado.
Interessante,tirei algumas dúvidas sobre compra e venda,eu tenho uma empresa de vidros a cinco anos e eu tinha uma curiosidade de quanto valeria.voces são bons ,se eu resolver de avaliar com mais precisão eu contato vocês.muito obrigado