Você tem uma startup e quer descobrir qual é o seu valor de mercado para planejar uma captação de investimento. O grande problema é que calcular o valor de mercado justo de startups não é uma tarefa simples, e você não pode simplesmente adaptar o Valuation de uma empresa tradicional para uma startup. Não funciona assim. O Valuation de Startups é totalmente diferente.
Então nesse artigo vamos fugir do óbvio e falar sobre 2 técnicas importantes que você não pode esquecer na hora de avaliar uma startup.
A primeira coisa que precisamos deixar claro é que existem muitas técnicas de avaliação de empresas, mas nem todas elas servem para todos os tipos de empresas.
Por exemplo, uma técnica que é usada para calcular o valor de uma padaria, não pode ser a mesma técnica que é usada para calcular o valor startup do setor de seguros.
As duas realidades são completamente diferentes: o setor, o modelo de negócios, as perspectivas de crescimento da empresa, etc.
Startups são empresas que buscam alto crescimento e são financiadas através de rodadas de investimento. O grande retorno desse tipo de negócio está no seu potencial futuro e não nos resultados que essa empresa tem no presente ou nos seus primeiros anos de vida, diferente de como seria analisada uma padaria tradicional.
Por esse fator, podemos ver startups com valuation gigantesco e não apresentando nenhum lucro.
Dessa forma, o Fluxo de Caixa Descontado, que é o principal método para avaliar empresas, já não é muito eficaz ao analisar empresas que tem características de startup. Afinal de contas, esse método avalia a capacidade de geração de caixa da empresa, especialmente nos primeiros anos da projeção financeira.
Então vamos parar de enrolação e falar dos 2 métodos mais relevantes.
E a primeira técnica indicada é o Venture Capital Method, muito utilizada por investidores de startups e fundos de Venture Capital.
A premissa do Método Venture Capital é muito parecida com o Fluxo de Caixa Descontado, você vai fazer uma estimativa futura da empresa. A diferença é que você vai estimar por quanto essa empresa seria vendida no futuro e trazer esse valor de venda a um valor presente.
Exemplo: Imagine por exemplo que uma startup projete que em 5 anos ela consiga ter uma receita anual de R$ 12 milhões. Então vamos dizer que utilizando os múltiplos de seu mercado, implicaria em um valuation de cerca de R$ 36 milhões.
Com base nessa estimativa de valor futuro da empresa, basta você trazer esse valor para o presente através de uma taxa de desconto. A maioria dos fundos utiliza uma taxa que varia entre 30% e 50%, variável com o estágio da empresa e percepção geral de risco.
Usando uma taxa de desconto de 50%, esse valor de venda R$ 36 milhões depois de 5 anos implicariam em um valuation presente de R$ 4,7 milhões, por exemplo.
Acaba sendo um exercício bem complexo, pois existem diversos fatores envolvidos.
É preciso primeiro fazer o exercício de entender quanto essa empresa teria de resultados financeiros daqui a 5 anos, por exemplo, e depois estimar que se alguém quisesse comprar essa empresa, qual seria o valor. E só depois disso, você aplica uma taxa de desconto para achar o seu valuation atual.
Utilizando essa técnica, a StartupHero já fez o Valuation de dezenas de startups, de todos os estágios de amadurecimento, do MVP à tração.
Agora o segundo método importante para utilizar ao avaliar startups é a avaliação por Múltiplos e Comparação.
Nessa abordagem, o valor da empresa é baseado em como seus similares são precificados. Ou seja, concorrentes, startups do setor e empresas com modelo de negócios similares.
Vou te explicar essa técnica com um exemplo bem prático.
Quando você deseja comprar um produto de alto valor, um notebook por exemplo, você faz uma pesquisa de preços, não é? Você vai até uma loja, depois olha em outra e vai fazendo uma pesquisa de preços. Olhando todas essas lojas te fez perceber que em média, um notebook custa R$ 2.000.
E é justamente essa a lógica por trás da avaliação de startups por múltiplos. Startups semelhantes devem ser avaliadas por preços semelhantes.
Basicamente, você vai analisar empresas similares a sua startup no mercado, e que tenham recebido investimento ou tenham sido compradas. Use bases de dados de startups e notícias do mercado ao seu favor.
Busque por dados como:
Eu sei que muitos desses dados beiram o subjetivo, mas eles são importantes para você conseguir localizar sua empresa em meio ao mercado.
Sabendo o quão comparável sua empresa está com os seus pares, você consegue utilizar os Valuations que essas startups receberam em captações anteriores ao seu favor, estimando o valuation da sua própria startup de forma bem embasada.
A técnica de Múltiplos de Mercado e Comparação, apesar de demandar diversos indicadores que são difíceis de serem encontrados e muitas vezes precisam ser estimados, acaba sendo uma técnica bem efetiva de Valuation para Startups, pelo fato de incluir dados do mercado de forma mais substancial na análise.
Até na hora de negociar com o investidor, essa técnica vai facilitar bastante para você defender o seu valor de mercado, pois é mais fácil de ver o que o mercado está pagando por empresas parecidas à sua.
Bom, essas são as duas técnicas de Valuation que nós da StartupHero damos maior peso na nossa análise.
Isso não significa que você não deva utilizar outras técnicas de Avaliação para comparar, e sim que o Venture Capital Method e Avaliação por Múltiplos e Comparação devem ter o maior peso na hora de justificar seu Valuation.
Tendo isso em mente, tenho certeza de que o Valuation que você vai fazer vai estar em linha com o que o mercado pratica, e suas chances de sucesso com o investidor vão aumentar.
E se você tem interesse em captar investimentos para sua startup e ainda está um pouco perdido, nós da StartupHero podemos te ajudar:
Com o Serviço de Valuation, nós preparamos um relatório sob medida para sua empresa para que você descubra o seu valor de mercado. Com isso, você vai saber quanto de participação deve dar para o investidor no momento do investimento.
Uma avaliação de mercado bem embasada e feita por terceiros acelera negociações com potenciais investidores, e resulta em melhores termos e condições para o seu negócio.
Lembre-se: se você oferece um Valuation muito alto para o investidor, você não será atrativo para receber investimento. E se você oferece um Valuation muito baixo para o investidor, você faz um mau negócio e acaba dando muita participação no seu negócio para o investidor.
Então se você tiver interesse em receber um orçamento ou para o Valuation, clique no botão abaixo e fale com um de nossos especialistas em Valuation.