Existem diversas formas de encontrar o valor de uma empresa, e um dos tipos de Valuation mais utilizado é o método de múltiplos de mercado.
Logo no início do processo de captação de investimentos, ou até mesmo antes de investir em ações na bolsa, o investidor sempre deseja saber o valor justo de uma empresa, e isso só é possível com o valuation.
Através da técnica de múltiplos, você consegue entender o valor justo da empresa em comparação à empresas semelhantes, de forma relativamente simples.
Neste blog post, vamos te explicar detalhadamente como é calculado o valuation de uma empresa pelo método de múltiplos. Vamos lá?
Existem diversas técnicas de avaliação usadas por especialistas para pressupor o valuation de uma empresa. Uma das metodologias financeiras mais usados no cálculo de Valuation de uma empresa de capital fechado é o método de múltiplos.
Um múltiplo é o resultado da divisão do preço por um indicador financeiro. Para sermos mais claros, este é o cálculo usado por especialistas para achar um múltiplo:
O preço em questão é o valor da empresa, e pode ser obtido de duas formas principais:
(1) se a empresa tem ações na bolsa de valores, seu valor pode ser obtido pelo preço ao qual as ações vêm sendo negociadas
(2) se a empresa tem capital fechado, pode ser obtido pelo valuation feito por profissionais.
Podemos citar como empresas que possuem ações na Bolsa de valores: Vale, Petrobras, Ambev, entre outras. O valor destas empresas é baseado pelo preço de cada ação na bolsa, multiplicado pelo seu número de ações.
Já empresas de capital fechado, podemos citar: Globo Comunicações, SpaceX e Cargill, entre outros. Estas empresas citadas são avaliadas pelo método de valuation,
Cada múltiplo recebe o nome do indicador que “vem embaixo” na divisão. Podemos exemplificar matematicamente, como múltiplo preço sobre lucro é dado por:
Há muitos dados financeiros da empresa e do mercado que podem se tornar indicadores e, logo, múltiplos. Os indicadores ajudam o investidor a saber sobre a saúde financeira de uma empresa e quais são as possíveis perspectivas para o futuro.
Mas é preciso ter em mente que os múltiplos são usados para tomada de decisões delicadas, que muitas vezes são dinâmicas, como o processo de compra e venda de uma empresa.
Portanto, os profissionais da área preferem aqueles múltiplos mais próximos do principal objetivo das empresas a longo prazo: gerar lucros!
Tente imaginar qual utilidade teria um “múltiplo de custos”. Nenhuma.
É desejável que o analista realize a comparação de indicadores para que então consiga uma informação válida. Utilizando uma quantidade maior de múltiplos, pesa-se para um valor mais justo.
Vamos listar alguns múltiplos preferidos dos profissionais da área e o que eles realmente dizem.
Antes, para deixar ainda mais ilustrativo, vamos montar os resultados financeiros de uma empresa hipotética, a Knives & Cheese Inc:
Resultados financeiros Knives & Cheese Inc.
(R$ mil)
Demonstrativo de resultados – 12 meses 2021
Receita: 1.284
Custos: (233)
Despesas operacionais: (522)
Lucro antes de juros e impostos: 529
Despesas financeiras: (97)
Impostos: (147)
Lucro líquido: 285
Demonstrativo patrimonial – dez/ 2021
Ativo total: 2.150
Passivo: 1.320
Patrimônio Líquido: 830
Valuation Knives & Cheese Inc. – 2022
Valuation: 1.425
Preço sobre Lucro = Preço/Lucro mostra quantas vezes a empresa precisa gerar aquele (geralmente, de um dado ano) lucro para “pagar” o preço a que está sendo vendida.
No caso da Knives & Cheese, o múltiplo preço sobre lucro de 2021 seria (1425 ÷ 285 = 5,0). Ou seja: 5 anos do lucro obtido em 2021 seriam necessários para a empresa “se pagar”
Preço sobre Receita = Preço/Receita , mostra em quantas vezes a empresa “se pagaria” se a margem de lucro fosse de 100%.
No caso da nossa empresa, o múltiplo da receita de 2021 seria (1425 ÷ 285 = 1,1). Ou seja: se toda receita gerada pela Knives & Cheese em 2021 virasse lucro, esta se pagaria em 1 anos e 1 mês aproximadamente
Preço sobre EBIT = Preço/Ebit, na sigla em inglês, EBIT significa “lucro antes de juros e impostos”. mostra em quantas vezes a empresa “se pagaria” se ela não tivesse dívidas nem pagasse impostos.
No caso da nossa empresa, o múltiplo EBIT de 2021 seria 2,7. Ou seja, se a Knives & Cheese não tivesse dívidas nem impostos, ela se pagaria em 2 anos e 8 meses aproximadamente.
Preço sobre valor patrimonial = Preço/patrimônio mostra quantas vezes o preço da empresa paga o valor do seu patrimônio.
Quando o múltiplo de patrimônio é elevado, significa que o mercado acredita que a empresa conseguirá gerar muito valor a partir do patrimônio que tem.
Por outro lado, quando esse múltiplo é menor que 1 (pequeno), entre outras razões, uma é que o mercado pode acreditar que a empresa não gerará lucro o suficiente para repor seu patrimônio sem imobilizar capital dos sócios. O valuation da Knives & Cheese “paga” seu patrimônio líquido em 1,7 vezes.
A margem de lucro da Knives & Cheese é cerca de 20%. Isso significa que cada real faturado pela empresa vira 20 centavos de lucro. Como 1/5 (um quinto) da receita vira lucro, também o múltiplo de receita equivale a 1/5 (um quinto) do múltiplo de lucro.
A abordagem de múltiplos em um valuation baseia-se no conceito de valor relativo.
O analista de valuation consegue achar um valor para uma empresa com base no valor das outras que foram comparadas e também com base nos múltiplos da própria empresa com seus dados anteriores. Está técnica é denominada de avaliação por múltiplos.
Os múltiplos calculados ajudam a gerar um quadro de avaliação da empresa.
Respeitados alguns cuidados, principalmente em garantir que todos os dados foram extraídos da mesma base temporal e que foram calculados da mesma forma, os múltiplos são uma fonte confiável para análises relativas e comparações das empresas.
Os múltiplos entram de três formas em um valuation, uma no início, uma no meio e outra no fim.
Esta é a primeira forma como os múltiplos entram no valuation: através de um histórico de múltiplos de empresas semelhantes, avaliadas por analistas diferentes, consentindo que, com todos os diferenciais competitivos que uma empresa possa ter, um preço de 5 vezes seu lucro é o que condiz para dadas condições de mercado atuais.
Digamos, que a Knives & Cheese esteja no setor de siderurgia e fabrique facas com cortes especiais para queijos.
É verdade que a empresa tem um diferencial, mas, se todas as demais empresas do setor de siderurgia estão sendo negociadas a, digamos, 2 a 4 vezes o lucro, o analista deve reconsiderar quais fatores estão lhe levando a avaliar aquela empresa a 5 vezes o lucro.
Já o segundo uso dos múltiplos no Valuation é como validação de premissas quantitativas.
Um exemplo de premissa quantitativa tipicamente assumida é que os números dos demonstrativos financeiros estão fidedignos com a realidade recorrente do negócio.
Vejamos, então, no exemplo da Knives & Cheese.
Na bolsa de valores, a Gerdau (a líder em produção de aço no Brasil), é negociada a um múltiplo histórico de 3,7 vezes o lucro, enquanto a Knives & Cheese está avaliada em 5 vezes o lucro. Porém, a margem de lucro líquida histórica da Gerdau é de cerca de 5%, enquanto a margem de lucro da Knives & Cheese foi de cerca de 20% em 2021.
Enquanto assumirmos que essa margem de lucro é recorrente na Knives & Cheese, ou seja, que ela será replicada em outros anos, parece haver uma justificativa para ela ter um múltiplo de lucro maior: enquanto a Gerdau coloca no bolso dos seus acionistas apenas R$ 0,05 a cada R$ 1,00 que gera de receita, a Knives & Cheese coloca R$ 0,20. Cabe avaliar se a Knives & Cheese terá um desempenho igual, pior ou melhor futuramente.
O terceiro momento em que os múltiplos entram no processo de valuation diz respeito a uma dinâmica da realidade que exige do avaliador conhecimentos mais amplos além da técnica pura e simples.
Por exemplo, quantos investidores estão dispostos a esperar 5 anos até que o dinheiro que investiram em um negócio retorne integralmente a seus bolsos?
Uma resposta é: à taxa de juros atual mais segura (13,75%), demora cerca de 5,5 anos até o dinheiro retornar totalmente ao bolso do investidor.
Pode-se discutir que alguns investidores vão preferir esperar mais meio ano para ter seu dinheiro de volta para evitar correr riscos, enquanto outras vão preferir investir na Knives & Cheese e ter seu dinheiro de volta em 5 anos.
Porém, podemos afirmar que, se a Knives & Cheese estivesse sendo avaliada a 24 vezes seu lucro, como a Gerdau foi avaliada em 2019, provavelmente encontraria problemas para ser vendida ou captar investimentos.
Temos um artigo sobre como supervalorizar seu valuation pode ser um tiro no pé.
Podemos citar duas empresas com produtos semelhantes, mas que possuem múltiplos de lucro diferentes: Mcdonalds e Burguer King. Enquanto o múltiplo de lucro histórico da Arcos Dorados (McDonalds) é de 18,2 vezes, o do Burguer King é de 15,6 vezes. Por quê?
Uma forte explicação é que a margem líquida histórica do McDonalds é de 1%, enquanto a do Burguer King é de -4,5%. Outra razão é que as ações do Burguer King estão listadas (são negociadas) na B3, enquanto as ações da Arcos Dorados estão listadas na bolsa de Nova York, o que gera significativa diferença do público de investidores.
Algumas empresas têm ações negociadas em bolsas de valores há muito tempo e por uma grande quantidade de investidores, enquanto outras – às vezes muito mais rentáveis – são de sociedade limitada. Chamamos de prêmio/ desconto de liquidez.
De forma geral, por mais semelhantes que dois negócios sejam, cada um tem uma realidade particular.
Vimos que múltiplos são o resultado da divisão do preço de uma empresa por um indicador financeiro (exemplo: receita ou lucro).
Os múltiplos são um ponto de partida, um balizador e uma última avaliação sobre a adequação de um valuation.
Uma comparação através do contraste de seus múltiplos é um meio eficaz de comparar empresas em ambientes de negócios diferentes.
Sim, os múltiplos e indicadores são confiáveis no momento de gerar o valuation. Com os múltiplos e indicadores, você terá mais exatidão do valor justo da sua empresa (valuation) e não perderá dinheiro no momento de fechar um contrato de investimento.
Mesmo sendo bem completa, a abordagem de múltiplos gera limitações que devem ser balanceadas com a utilização de outros métodos no valuation.
Este material tem cunho técnico, logo não se preocupe se o assunto passou distante do seu conhecimento. Este é um dos motivos para escolher uma assessoria com analistas em valuation.
As técnicas de valuation mostram qual seria o “preço justo” da sua empresa caso você queira vender ou comprar um negócio, receber investidores ou novos sócios, ou mesmo outros processos como divórcio (comunhão de bens) e inventário.
Ao contratar um Relatório de Valuation, você conhece o valor justo da sua empresa e pode usar o relatório para alavancar negociações com potenciais investidores ou compradores para sua empresa.
Aqui na StartupHero analisamos detalhadamente cada perfil de empresa e a partir desta avaliação, nossos analistas decidem quais métodos usarão para efetuar o cálculo do valuation.
Vale lembrar que usamos até 4 métodos distintos de avaliação de empresas que são feitos por analistas altamente qualificados. Possuímos uma base de comparação de empresas com mais de 10 mil pequenas e médias empresas.