Se você precisa calcular o Valuation uma empresa, deve ter ouvido falar sobre CAPM e WACC, que são modelos financeiros para cálculo de taxas de desconto.
Taxas de desconto servem para analisar o custo-benefício de um projeto ou empresa, e mensuram o valor econômico de um fluxo financeiro ao longo do tempo. Ou seja, serve para mensurar o valor de empresas.
Nesse artigo você vai aprender a calcular a premissa mais importante de um Valuation.
Você já deve ter ouvido falar que dinheiro perde valor ao longo do tempo.
A taxa de desconto nada mais é do que o valor do dinheiro ao longo do tempo.
É a taxa mínima de retorno anual esperado pelos donos e credores do negócio.
Representa o custo de oportunidade dos sócios e credores de uma empresa: quanto mais arriscado for uma empresa, maior vai ser a taxa de desconto, e vice-versa.
No Valuation, essa taxa é utilizada para se descontar os “lucros futuros” por uma taxa que representa o risco (incerteza) desse lucro.
Exemplo: por que investir em uma empresa que vai lhe render 10% ao ano em cima do investimento, se ao comprar um título público hoje, você consegue rentabilizar 13% ao ano sem risco?
Como regra de bolso, taxas de desconto costumam ficar entre 10% a 25%, variando de acordo com o risco da empresa e a taxa de juros básica da economia.
Para você fazer um bom valuation, você precisa de uma taxa de desconto correta.
A pergunta é: qual taxa de desconto utilizar?
O WACC e o CAPM são modelos financeiros que vão te ajudar a estimar essa premissa.
Valuation é um cálculo financeiro realizado com intuito de se chegar ao valor justo de uma empresa.
Por se tratar de um cálculo até certo ponto subjetivo, o Valuation acaba sendo uma ciência de aproximação.
Imagina que você tem um restaurante que fatura R$ 300 mil e lucra R$ 50 mil por ano. Por quanto você venderia essa empresa?
Perceba que não é uma pergunta trivial.
Existem diversas técnicas de Valuation, mas a mais conhecida e utilizada é o Fluxo de Caixa Descontado, uma técnica que consiste em estimar os “lucros futuros” da empresa e trazê-los para o presente através de uma taxa de desconto.
Esse método consiste em basicamente 4 passos:
Só para você ter noção, as etapas 3 a 4 exigem que você tenha em mãos as famosas taxas de desconto.
O capital de uma empresa pode ser composto por capital dos cotistas (sócios) e capital de credores (empréstimos).
Vamos imaginar que o capital de uma empresa é composto por R$ 100 mil da seguinte forma: R$ 50 mil em capital dos sócios e R$ 50 mil em crédito com bancos, ou seja, 50%-50%.
Cada um (sócios e credores) possui a sua própria taxa de desconto, ou seja, seu próprio custo de oportunidade em relação ao empreendimento.
Se o custo do capital dos sócios é de 15% a.a. e o custo de capital dos bancos (ou seja, custo anual da dívida) é de 25% a.a., logo o custo de capital médio da empresa é de 20% a.a.
WACC e CAPM são dois modelos financeiros que se relacionam, e que vão te ajudar a chegar nesses valores exemplificados acima.
O CAPM (Capital Asset Pricing Model) é um modelo financeiro que leva em consideração suposições sobre o sócio ou investidor do negócio.
Afinal de contas, o modelo é usado para estimar o custo de capital dos sócios de uma empresa, de acordo com o seu setor, endividamento, localização e até porte da empresa.
O CAPM leva em consideração o risco de mercado e risco específico do ativo para se calcular a taxa de desconto.
Seu resultado representa o quanto a empresa deveria render anualmente, para valer a pena continuar existindo.
Entenda que esse valor sempre deve ser maior que a taxa livre de risco do país (como a Selic). Afinal de contas, não vale a pena correr risco para se ganhar menos do que em um ativo livre de riscos.
A fórmula do modelo financeiro CAPM é:
Ke = Rf + β * (Rm – Rf) + P
Onde:
Rf: retorno do Ativo Livre de Risco.
Na prática, você pode usar a média do retorno real (acima da inflação) de títulos do governo nos últimos anos.
β: Beta de mercado, que é uma medida de risco que relaciona volatilidade das ações da empresa em relação ao restante do mercado do seu país.
Na prática, você pode fazer a média do Beta de empresas do seu segmento, ou se utilizar de Betas setoriais.
Rm: Rentabilidade de mercado, que é o retorno médio que investidores de renda variável possuem, o qual deve sempre ser maior que o ativo livre de risco. O resultado da subtração (Rm-RF) é também conhecido como Prêmio de Risco de Mercado, ou seja, o quanto investir no mercado gera de prêmio para os investidores que se arriscam.
Na prática, o Professor Damodaran tem uma base de dados gratuita com o Rm de todos os países, atualizada anualmente.
P: Prêmio adicionais (como prêmio de risco pelo país ou porte da empresa).
Na prática os prêmios adicionais servem para conceder um peso ainda maior ao custo de capital próprio da empresa, devido a riscos adicionais.
Na fórmula, o retorno dos ativos livres de risco é o valor do dinheiro no tempo, e o restante dos componentes tenta capturar os riscos adicionais assumidos pelo investidor ou acionista.
Agora que terminamos de calcular o CAPM, podemos avançar para o WACC.
O WACC (Weighted Average Capital Cost) nada mais é do que uma média ponderada, dentre o custo de capital próprio (calculado no CAPM), e o custo da dívida (custo de se endividar).
Lembrando que existem empresas que não se endividam, por conta das altas taxas de juros históricas do Brasil. Nesse caso, o Custo Médio Ponderado de Capital seria simplesmente o valor achado no CAPM.
A fórmula do WACC pode variar de acordo com o regime tributário optado no Brasil:
WACC = Ke (E/D+E) + Kd (D/D+E) – Para empresas operando no regime de impostos SIMPLES ou Lucro Presumido
Ou
WACC = Ke (E/D+E) + Kd (D/D+E) x (1-IR) – Para empresas operando no regime de impostos Lucro Real
Considerando que:
Ke: custo do capital próprio (achado no CAPM).
Kd: custo do capital de terceiros (custo anual da dívida).
Na prática, você pode fazer uma média das taxas anuais cobradas por bancos para a sua empresa, ou pode calcular com a fórmula: Kd = (despesas financeiras – juros sobre capital próprio)/dívida bruta
E: patrimônio líquido da empresa.
D: dívida total da empresa.
IR: Alíquota média do Imposto de Renda.
Com seu WACC, taxa de desconto ou custo de oportunidade, chame como quiser, você terá em mãos uma ferramenta importantíssima para se avaliar empresas de forma realista e bem embasada.
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