O Tik Tok é um dos assuntos mais falados do momento e eu tenho certeza que de uma forma ou de outra você já ouviu falar nele.
Pode ter sido nos noticiários mostrando que ele foi banido dos EUA ou talvez o seu sobrinho de 11 anos tenha te mostrado um novo vídeo bem engraçado, de qualquer forma é bem difícil de escapar desse novo queridinho do mundo.
Basicamente, o Tik Tok é um aplicativo de compartilhamento de vídeo que permite aos usuários criar e compartilhar vídeos de 15 segundos de duração.
Após seu lançamento, a rede social se espalhou muito rápido, atraindo mais de 800 milhões de usuários. E a atenção que o Tik Tok tem trazido para sua dona, a chinês ByteDance, é incrível.
Recentemente a ByteDance foi reconhecida como a startup mais valiosa do mundo. Sem dúvida, isso foi devido ao sucesso impressionante do aplicativo Tik Tok.
Mas, além de trazer bastante popularidade, será que o Tik Tok traz dinheiro?
Muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre como a ByteDance gera dinheiro com o aplicativo. Será que o investimento que eles fizeram de US$ 1 bilhão comprando o aplicativo está dando retorno?
Neste artigo vamos analisar o modelo de Negócios Tik Tok.
Além disso, você também aprenderá muito mais sobre este aplicativo que as pessoas simplesmente não conseguem parar de falar.
Antes mesmo de irmos mais fundo, vamos dar uma olhada no que é o Tik Tok.
O Tik Tok é um lugar onde a criatividade é alimentada e celebrada.
É um destino onde a criatividade do mundo, todos os momentos valiosos e o conhecimento prosperam.
Tudo isso só com um aplicativo para celular sem complicações no seu uso.
O Tik Tok traz uma plataforma onde você pode transformar suas ideias e paixões em vídeos interessantes, com apenas alguns cliques.
É também um local de entretenimento. E talvez seja o próximo aplicativo a comandar o mundo do marketing de mídia social.
E a empresa por trás desse aplicativo?
A ByteDance há algum tempo fechou acordos de financiamento com a SoftBank e alguns outros investidores poderosos.
No total, o financiamento foi de espantosos US$ 3 bilhões. Isso acabou fazendo com que o valor da empresa ByteDance atingisse US$ 75 bilhões. A empresa é considerada o unicórnio de maior sucesso da atualidade.
Como foi comentado anteriormente, a dona do Tik Tok é a ByteDance. Essa é uma empresa chinesa chefiada por Yiming Zhang.
Ele é um empresário que fundou uma série de empresas antes de chegar na ByteDance.
Enquanto estava na faculdade, Yiming Zhang teria resolvido problemas com computadores para ganhar algum dinheiro extra. Portanto, a tecnologia certamente está em seu sangue.
Apenas em janeiro deste ano, Yiming Zhang tinha um patrimônio líquido de US$ 6,8 bilhões.
Antes de mergulharmos no modelo de negócios do TikTok, você deve estar ciente de um fato simples: se algo está sendo oferecido a você gratuitamente, isso significa que você é o produto.
Não existe almoço grátis e também não existe app totalmente gratuito.
Claro, você pode baixar o TikTok sem pagar um centavo.
Você também pode aproveitar tudo o que o aplicativo tem a oferecer sem investir seu dinheiro da vida real nele.
Isso porque o principal valor do TikTok está em sua gigantesca base de usuários. Em abril de 2020, o TechCrunch relatou que o TikTok foi baixado por mais de 2 bilhões de usuários.
Uma maneira óbvia de a TikTok ganhar dinheiro é veiculando anúncios.
Em junho de 2020, o popular aplicativo de compartilhamento de vídeo lançou o TikTok for Business como uma forma de as marcas veicularem seus próprios anúncios no aplicativo.
Existem vários tipos de anúncios TikTok, incluindo anúncios In-feed e desafios de hashtag de marca.
Anúncios In-Feed aparecem entre os vídeos enquanto os usuários navegam por suas páginas, semelhante à forma como os anúncios aparecem no Instagram.
Os Desafios de Hashtag de Marca permitem que as marcas criem sua própria hashtag e desafio e depois paguem para que a tag apareça nos feeds das pessoas.
Além disso, mesmo antes de os anúncios serem populares no TikTok, o aplicativo ainda estava ganhando dinheiro com as TikTok Coins.
Trata-se de uma moeda no aplicativo que os usuários podem comprar com dinheiro real, desde que tenham pelo menos 18 anos.
Eles podem usar moedas para comprar presentes virtuais para criadores de conteúdos populares no TikTok, e esses criadores podem trocar os presentes por dinheiro real.
Claro, o TikTok fica com uma parte desse dinheiro, fazendo com que o aplicativo tenha lucro.
Criar um aplicativo é uma coisa, monetizá-lo é outra bem diferente.
Conhecemos nomes poderosos como o Facebook, que subiram ao topo e se estabeleceram ali, para nunca mais serem abalados.
Também estamos cientes dos nomes antigos e poderosos, como Snapchat, dos quais não falamos mais.
Então a questão é que a Tik Tok de fato alcançou o topo das mídias sociais. Se existe o estágio mais crítico para eles, é agora.
Se outra empresa, como a Microsoft, acabar comprando o TikTok da ByteDance, ela poderia encontrar outras maneiras de o aplicativo ser lucrativo ou apenas pegar carona no que o aplicativo já está fazendo.
De qualquer forma, o aplicativo gratuito definitivamente tem o potencial de ser uma vaca leiteira.