Se você é sócio de uma startup e está em busca de investidores, já deve ter ouvido falar nesse termo em inglês. Afinal de contas, o que é um Elevator Pitch para Startups?
É uma apresentação rápida e estratégica para captar investimentos para a sua Startup. Existem metodologias de Elevator Pitch que fazem toda a diferença na persuasão dos investidores, mas veremos mais abaixo.
O que é um Elevator Pitch:
O Elevator Pitch é uma breve apresentação, que deve ser feita de 30 segundos até 2 minutos no máximo, mas se esforce para ser o mais breve possível.
Imagine que você tem uma Startup que você acredita muito nas projeções futuras dela. Agora imagine que você acabou de pegar um elevador com um investidor que trabalha justamente no nicho da sua Startup. Como você poderia convencê-lo de que sua ideia é promissora, diferente das demais e que trará um retorno interessante para ele?
Para isso, é preciso seguir algumas estratégias para tornar esse momento único na sua chance de conquistar o investimento desejado.
Para elaborar um Elevator Pitch eficaz, é importante seguir algumas dicas:
Seja claro e conciso: Faça sua apresentação o mais curta e direta possível, sem perder a essência do que você está oferecendo.
Seja memorável: Use palavras-chave únicas e imagens poderosas para serem lembradas facilmente.
Identifique o problema e a solução: Explique o problema que o seu produto ou serviço resolve e como ele é único em relação às outras opções disponíveis no mercado.
Faça uma chamada à ação: Peça à pessoa para tomar uma ação, seja agendar uma reunião, visitar seu site ou simplesmente pedir mais informações.
Rehearse: Pratique sua apresentação antes de fazê-la para que você possa entregá-la de forma confiante e natural.
Exemplo: “Olá, meu nome é Leonardo, represento a StartupHero. Nós desenvolvemos relatórios de valuation para empresas que desejam descobrir seu valor de mercado para amplificar o potencial das negociações com investidores, trazendo dados reais e justos para a negociação. Gostaria de marcar uma reunião para discutir como a nossa solução pode ajudar sua empresa a crescer?!”
No exemplo acima é possível analisar que o pitch é resumido de forma rápida e persuasiva. Além disso, o final é um convite para a intencionalidade da sua apresentação. O objetivo é sempre trazer a pessoa para algo mais próximo possível de um investimento.
Quais são os benefícios de um Elevator Pitch
Um Elevator Pitch bem elaborado pode oferecer muitos benefícios, tais como:
Aumento da visibilidade: Um elevator pitch pode ajudar a chamar a atenção de potenciais clientes ou parceiros. Isso aumenta a visibilidade do seu negócio ou projeto.
Conquista de novos negócios: Um elevator pitch pode ser utilizado para persuadir as pessoas a se interessarem pelo seu negócio ou projeto.
Networking: Um elevator pitch pode ser usado para fazer networking, conhecer novas pessoas e criar relacionamentos valiosos.
Aperfeiçoamento da comunicação: Elaborar e praticar um elevator pitch ajuda a melhorar sua comunicação e a se expressar de forma mais clara e concisa.
Auto conhecimento: Elaborar um elevator pitch é uma oportunidade para entender melhor o seu produto ou serviço e o valor que ele oferece, o que é importante para se comunicar com clareza e confiança com os clientes e potenciais investidores.
Diferenciação: Se bem elaborado, um elevator pitch pode destacar o que torna o seu produto ou serviço único no mercado, diferenciando-o dos concorrentes e chamando atenção para a sua empresa.
Quais os tipos de Elevator Pitch existem?
Existem alguns modelos de Elevator Pitch, para diferentes tipos de abordagem, e seria interessante você ter desenvolvido alguns modelos para caso se encontre em situações que precise usá-los.
O Pitch muda de acordo:
1. Com o ambiente;
2. Com as pessoas que você está prospectando
3. Com o seu tempo disponível.
Pitch de uma frase: Também é conhecido como modelo twitter, é onde você tenta resumir a sua empresa em uma frase curta de até 280 caracteres. Podemos trazer dois exemplos práticos:
Google: O maior buscador do mundo
Airbnb: Hospedagem acessível em todo o mundo
Você percebe que qualquer pessoa conseguiria entender o negócio em apenas uma frase?Aqui geralmente as empresas focam no principal diferencial competitivo para dar destaque na frase e resumi-lo.
Pitch Deck: É uma apresentação com recurso visual de apoio, geralmente um power point ou um pdf. Esse recurso deve ser apenas um apoio para o seu discurso, que deverá ser baseado em 3 pilares principais: Storytelling, dados e solução. Escrevemos um artigo muito mais profundo sobre esse recurso, leia agora.
Temos uma dica para caso você esteja precisando desenvolver um Pitch Deck matador. A StartupHero é a única empresa do mercado que desenvolve! Saiba tudo sobre o que fazemos aqui.
Pitch de Questionamento: Você já pensou em criar uma pergunta tão impactante, que a resposta pudesse surpreender e envolver o seu ouvinte? Basicamente, esse pitch começa com uma pergunta. Você mesmo responde, e agrega algo que gera uma transformação na forma do ouvinte ver sua solução. Nesses casos, promover um choque de realidade, pode instigar a pessoa a ficar presa no seu conteúdo.
Seja qual tipo de Elevator pitch você decidir seguir, é necessário treiná-lo para ter na ponta da língua. Mostre o seu pitch para os sócios ou pessoas próximas para obter feedback. Isso ajudará a identificar dúvidas e lacunas no entendimento, permitindo que você aprimore a apresentação até que esteja perfeita para os investidores.
O que vai fazer o seu Elevator Pitch ser um diferencial?
Os elementos que destacam seu pitch são: Persona, problema, solução, chamada para ação.
Persona: A persona é para quem a sua solução é projetada. Como o produto/serviço consegue transformar a vida dessa persona? Qual impacto que gera? É possível trazer dados do mercado ou breves histórias. O Elevator Pitch deve enfatizar que sua solução é a força propulsora para concretizar a mudança que almeja no mundo.
Problema: Toda persona tem um problema, e esse problema deve ser enfatizado no seu Elevator Pitch. Ele pode ser reforçado com dados, por transmissão de sentimentos através de um bom storytelling.
Um ponto crucial é a empatia humana, possibilitando a construção de uma conexão com o ouvinte por meio da identificação emocional. Ao abordar o problema, empreguegatilhos de mentais, como reciprocidade ou prova social, para estimular esse vínculo.Destaque o storytelling do problema de maneira concisa, permitindo que o ouvinte verdadeiramente sinta a angústia por trás da narrativa.
Solução: Como a sua solução transforma a vida da sua persona e a afasta do problema? É aqui que a sua empresa aparece na jornada do herói pronta para salvar o mocinho de um terrível desastre. É a hora de você fazer a sua empresa brilhar: traga dados internos de como a empresa já impactou pessoas, quais são suas projeções futuras, e falando nisso…
Chamada para ação: Esse é o momento em que se pede uma oportunidade de conversar depois em uma reunião. O Pitch não é o instrumento para se conseguir o investimento, e sim para se abrir conversas com investidores. É o gostinho na boca necessário para agendar uma reunião mais aprofundada.
Investidores são muito assediados por empreendedores, e o Pitch te ajuda a destacar da concorrência. Somente com o avanço das conversas e negociações com o investidor, após o Pitch Deck, que o investimento vem.
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